Em tamanho, a pequena Tabarca pode ser considerada a maior ilha da Comunidade Valenciana. Mas essa distinção geográfica acaba enganando muito, já que o lugar é mais conhecido por outro título: esse pedaço de terra no meio do mar, que sequer tem 2 km de ponta a ponta em sua maior extensão, é também a ilha com a menor população permanente de toda a Espanha.
Pouco mais de 50 pessoas moram em Tabarca ao longo do ano todo, o que fez o lugar se tornar conhecido por motivos que vão além da população humana. A ilha já era famosa por uma reserva marinha homônima que a rodeia, que a tornou um conhecido destino para o mergulho e o snorkel, e também pela rica biodiversidade em termos de aves silvestres.
Mas, em anos recentes, o lugar também ganhou outra alcunha animal, desta vez associada a habitantes de quatro patas em terra firme: Ilha dos Gatos.
Um dos moradores ilustres de TabarcaElide/Wikimedia Commons
Por que Ilha dos Gatos?
O apelido é autodescritivo: Tabarca tem muitos gatos. Proporcionalmente, é um dos lugares com mais gatos do mundo, e o número supera com sobras a população humana. Um curioso estudo publicado no ano passado estimou que, em termos de densidade populacional, é como se Tabarca tivesse 308 gatos a cada quilômetro quadrado.
Só que a ilha é tão pequena que sequer chega a ter isso de área: seu território total não passa de 40 hectares, ou 0,4 km². Na prática, a população felina fica em torno de 125 animais – ainda assim, muito acima da quantidade de pessoas.
Essa peculiaridade se tornou uma atração a mais para os gateiros, e uma oportunidade de fotografar os bichanos em cenas curiosas, seja na parte mais “urbanizada” do vilarejo ou nas zonas onde predomina a vegetação.
Mas também é um problema ambiental: os gatos, uma espécie invasora trazida pelos próprios humanos como animais de companhia ou para controlar pragas, colocam em risco a vida silvestre da ilha, sobretudo as aves que se reproduzem na região.
Para preservar as aves que têm refúgio em Tabarca, uma grande campanha de esterilização dos felinos foi promovida nos últimos anosWill Myers/Unsplash
Projetos buscando castrar os bichanos têm obtido bons resultados. No mesmo estudo citado acima, cerca de 90% da população estava esterilizada ao final da passagem dos pesquisadores pela ilha. Ou seja: quem quer conhecer a Ilha dos Gatos enquanto esse nome ainda faz sentido, deve se apressar para visitá-la nos próximos anos, antes do declínio natural que deve vir por aí.
Como visitar Tabarca
Tabarca está situada a cerca de 20 km de Alicante, o principal destino litorâneo da região. Barcos oferecem o transporte marítimo entre os dois lugares, mas muitos visitantes preferem fazer um passeio mais curto (e mais barato) saindo de Santa Pola, que fica a apenas 8 km da ilha.
Há opções de ferry, em barcos maiores, ou de taxi aquático, em lanchas abertas. Os valores costumam partir de € 15. Tours mais completos também incluem a possibilidade de explorar a reserva marinha pela qual Tabarca é famosa em mergulhos de snorkel.
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro






