Como a IA está sendo usada para reduzir o desperdício de alimentos

A revolução provocada pela inteligência artificial já chegou ao setor alimentício. Algumas empresas estão adotando a tecnologia como forma de melhorar a produtividade, além de reduzir o desperdício de alimentos.

Um exemplo disso é um matadouro da Cargill no Texas, Estados Unidos. No local, câmeras equipadas com IA escaneiam todas as carcaças de gado e ajudam a detectar a presença de carne nos ossos, aumentando a produção.

Ideia é antecipar tendências de consumo (Imagem: Ashley Grise/Shutterstock)

Tecnologia pode prever até demanda por alimentos

Segundo informações do portal Tech Xplore, a IA também pode ser utilizada para outras funções.

No caso de uma fabricante de cereais, a ferramenta ajuda a criar novos recursos para monitorar a evolução dos comportamentos do consumidor e das tendências de consumo.

Isso possibilita prever com precisão a quantidade de alimentos que serão vendidos.

Dessa forma, a produção pode acompanhar a demanda, evitando prateleiras vazias e desperdício de alimentos.

Mesmo uma melhoria de 1% neste sentido pode significar milhões de quilos a menos nas lixeiras.

Leia mais

Adeus, panelas! Esse robô prepara refeições do início ao fim!

Você iria em um restaurante que o chef é inteligência artificial?

Dubai vai inaugurar restaurante inédito: aqui a IA é quem manda na cozinha

Adoção da tecnologia pode significar milhões de quilos de alimentos a mais na mesa das famílias (Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock)

IA também traz benefícios ao meio ambiente

A reportagem cita a Tradeverifyd com mais um exemplo de inovação. A empresa rastreia os riscos ambientais e geopolíticos em uma cadeia de suprimentos, examinando redes globais de fornecedores em busca de ameaças.

A partir do uso da inteligência artificial este trabalho se torna mais rápido e preciso. Além disso, a tecnologia é capaz de reduzir os erros humanos, melhorando a identificação de secas em regiões produtoras de café ou de guerras que podem interromper rotas comerciais, por exemplo.

Ferramenta otimiza entregas, reduzindo as emissões de carbono provenientes de caminhões (Imagem: Marharyta Kovalchuk/Shutterstock)

Na outra ponta da cadeia de suprimentos, a General Mills e um grande varejista não revelado conectaram seus sistemas para otimizar as entregas a partir do uso IA. Até o momento, 15 mil toneladas de carbono foram evitadas em função da diminuição do número de caminhões nas estradas.

O post Como a IA está sendo usada para reduzir o desperdício de alimentos apareceu primeiro em Olhar Digital.