Na noite desta sexta-feira (7) para sábado (8), a Lua, no quarto dia da fase cheia (86% iluminada), vai passar na frente de Beta Tauri (também conhecida como Elnath), a segunda mais brilhante de Touro. Com magnitude aparente de cerca de 1,65, ela fica bem na ponta de um dos chifres do animal símbolo da constelação.
Mais sobre Beta Tauri:
Beta Tauri, ou Elnath, fica a cerca de 134 anos‑luz da Terra;
É uma gigante azul‑branca do tipo B, que já consumiu grande parte do hidrogênio do núcleo;
Está entrando na próxima fase da vida, expandindo e esfriando para se tornar uma gigante vermelha;
Sua temperatura é de cerca de 13.600 K (13.327 °C), muito acima dos 5.800 K (5.527 °C) do Sol;
O tipo B faz parte da classificação espectral, que organiza as estrelas por cor e calor;
Não há registros confirmados de exoplanetas ao redor de Elnath;
Ao observá‑la no “chifre” do Touro, é possível ver aglomerados e nebulosas próximas, como também algumas estrelas jovens agrupadas na constelação Auriga.
Estrela Beta Tauri (Elnath), fotografada pelo Observatório Palomar, em San Diego County, Califórnia, EUA. Crédito: Observatório Palomar / STScI / WikiSky
O “eclipse de Beta Tauri” estará acessível quase todo o território brasileiro.
Segundo a plataforma de observação Sky & Telescope, o nome Elnath vem do árabe e significa “a cabeçada” ou “o que empurra com os chifres”. Trata-se de uma referência direta à posição da estrela na ponta do chifre do Touro. Esse nome destaca a tradição de associar estrelas brilhantes a elementos visuais das constelações no céu.
Ocultação lunar de Beta Tauri
De acordo com o guia de observação astronômica InTheSky.org, a ocultação lunar de Beta Tauri estará acessível para o Brasil entre 22h40 e 2h38 (horário de Brasília).
Ocultações lunares só são visíveis de uma pequena fração da superfície da Terra. Como a Lua está muito mais perto do nosso planeta do que outros objetos celestes, sua posição no céu difere dependendo da localização exata do observador na Terra devido à sua grande paralaxe (diferença na posição aparente de um objeto em relação a um plano de fundo, tal como visto por observadores em locais distintos ou por um observador em movimento).
A posição da Lua vista de dois pontos em lados opostos da Terra pode variar em até dois graus, ou quatro vezes o diâmetro da lua cheia.
Isso significa que se a Lua estiver alinhada para passar na frente de um objeto específico para um observador posicionado em um lado da Terra, ela aparecerá até dois graus de distância desse objeto do outro lado do globo.
Mapa mostra as regiões do planeta de onde será possível observar a ocultação lunar de Beta Tauri neste fim de semana. Crédito: In-The-Sky.org
No mapa acima, contornos distintos mostram onde o desaparecimento de Beta Tauri poderá ser visível (em vermelho) e onde será possível testemunhar seu reaparecimento (em azul). Os riscos sólidos exibem onde a ocultação provavelmente será visível através de binóculos a uma altitude razoável no céu. Os contornos pontilhados, por sua vez, indicam onde o evento ocorre acima do horizonte, mas pode não ser visível devido ao céu estar muito claro ou a Lua muito perto do horizonte.
Fora dos contornos, a Lua não passa na frente de Beta Tauri em nenhum momento, ou está abaixo do horizonte no momento da ocultação.
Configuração do céu no momento da aproximação da Lua para ocultar Beta Tauri. C´reditos: Imagem elaborada por IA/Gemini com base em dados do Stellarium
Leia mais:
Eclipse solar pode ter feito faraó quebrar tradição milenar do Egito Antigo
Estrela bebê está prestes a desaparecer do céu por mais de 100 anos
Por que a Lua está “amassada” nesta foto feita no espaço?
Veja imagens incríveis da maior Superlua de 2025
Esta semana trouxe a maior Superlua de 2025 – e as redes sociais foram tomadas por imagens impressionantes do espetáculo.
Além disso, ela surgiu no céu muito bem acompanhada: coladinha em um aglomerado estelar aberto chamado Plêiades, também conhecido como Messier 45 (M45) ou “As Sete Irmãs”. Saiba detalhes desse encontro aqui e veja registros da Superlua aqui.
O post Lua esconde estrela brilhante na ponta do chifre de Touro – “eclipse” pode ser visto do Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.






