3I/ATLAS: sonda chinesa registra imagem mais próxima do cometa

Através de uma câmera com alta resolução, a sonda Tianwen-1 registrou uma nova imagem do cometa 3I/ATLAS. O orbitador chinês esteve a cerca de 30 milhões de km do corpo celeste, uma medida astronômica relativamente curta, tornando-se um dos que chegou mais perto do 3I/ATLAS até agora.

As informações foram divulgadas pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA, na sigla em inglês) nessa quinta-feira (6/11). Pela fotografia, os pesquisadores observaram o núcleo e a coma do cometa – nuvem de gás e poeira que envolve o objeto.

Leia também

Ciência

Cometa arco-íris? 3I/ATLAS já mudou de cor 3 vezes em viagem no espaço

Ciência

Satélites de monitoramento do Sol revelam detalhes do cometa 3I/Atlas

Ciência

Cometa 3I/ATLAS atravessará a rota de sondas ativas nos próximos dias

Ciência

Invasão alien? Nasa ativa protocolo de defesa devido a cometa 3I/Atlas

Em outubro, o 3I/ATLAS passou perto da órbita de Marte, planeta em que o Tianwen-1 orbita. Os dados foram enviados e processados na Terra. Eles servirão para novos estudos sobre o cometa.

Mesmo bem sucedida, a missão dos chineses encarou algumas dificuldades, incluindo a distância de quase 30 milhões de km do 3I/ATLAS e alta velocidade tanto do objeto quanto da sonda – o cometa se desloca a cerca de 58 km/s, enquanto o Tianwen-1 acelera a aproximadamente 86 km/s.

O tamanho relativamente pequeno do núcleo do objeto e o brilho fraco devido a órbita marciana também eram obstáculos.

“A observação bem-sucedida do 3I/ATLAS foi uma importante extensão da missão Tianwen-1. O uso da sonda para observar corpos celestes tênues proporcionou experimentos técnicos e experiência acumulada para a exploração de asteroides pela Tianwen-2. Com base nesses dados observacionais, os pesquisadores estão conduzindo estudos mais aprofundados sobre o Atlas”, destaca a CNSA em comunicado.

Cometa virou assunto desde a descoberta

Descoberto em julho, o 3I/ATLAS chamou a atenção da comunidade científica por ter características incomuns. Alguns pesquisadores chegaram a afirmar que ele poderia se tratar de uma nave alienígena. A Nasa, por outro lado, aponta que o 3I/ATLAS é apenas um objeto interestelar com velocidade, composição e trajetória mais incomuns.

No mês passado, a observação do 3I/ATLAS a partir da Terra foi prejudicada pela localização do cometa. Como ele estava atrás do Sol, o brilho solar ofuscou a luminosidade do cometa. Agora, o objeto segue viagem de volta para nosso campo de visão.

Estimativas revelam que o 3I/ATLAS deve chegar mais perto da Terra em 19 de dezembro. Assim que se aproximar, várias agências espaciais internacionais estarão a postos para descobrir mais detalhes.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!