Vale a pena comprar pasta de amendoim integral? Entenda as diferenças

Reconhecida também como creme ou manteiga de amendoim, a pasta é feita por meio do alimento torrado seco e moído. Assim, existem variações desse produto, que com o passar do tempo caiu no gosto do consumidor brasileiro, mas também despertou uma dúvida para muitos. Afinal, a pasta de amendoim integral é mais saudável que a comum?

O que é a pasta de amendoim integral

O nutricionista Carlos Basualdo, da Clínica MedSculp, explica que depende do plano alimentar do paciente.

“A pasta integral é amendoim puro. Portanto, quase não tem carboidratos e pode entrar em planos restritos nesse nutriente. Por ser só amendoim, não possui sabor adocicado ou outros nutrientes de adição. Já as pastas com adição de outros nutrientes podem conter açúcar, palatinose, mel, whey ou outros tipos de alimentos. Que vão se adaptar de acordo com a proposta do plano nutricional”, conta.

Dessa maneira, fica claro que ambos os modelos possuem o amendoim como base. Leguminosa de alto valor nutritivo, com perfil vitamínico invejável e grande quantidade de proteínas vegetais — cerca de 25 a 30% de sua composição.

“O que varia entre uma marca integral e outra é o nível de cremosidade e a presença ou não de amendoim granulado. As demais pastas de amendoim possuem ingredientes adicionais, indicados para quem busca um pouco mais de sabor ou não gostou das opções 100% integrais”, completa Basualdo.

Leia a reportagem completa no portal SportLife, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!