Um rosto humano esculpido em pedra recém-descoberto em Karahan Tepe, está fazendo arqueólogos pularem de alegria. Este sítio arqueológico de 12 mil anos está localizado no sudeste da Turquia, a 45 quilômetros do famoso Göbekli Tepe.
O Karahan Tepe, um sítio impressionante com 12 mil anos de idade, guarda segredos incríveis em suas colunas de pedra maciças. Localizado no sudeste da Turquia, a 45 quilômetros do famoso Göbekli Tepe, este local mágico data de aproximadamente 10 mil a.C.
Leia também
Selos da Mesopotâmia mostram a importância cultural das assinaturas
Estátua humana é encontrada escondida em parede de 12 mil anos
Saiba a importância do sangue do caranguejo-ferradura para os humanos
Fóssil com filhote de caracol dentro da concha é encontrado em Taiwan
“Durante as escavações realizadas como parte do nosso Projeto Stone Hills, um obelisco em forma de T representando um rosto humano foi descoberto pela primeira vez” disse Mehmet Nuri Ersoy, Ministro da Cultura e Turismo da Turquia, em um comunicado.
“Este artefato, encontrado em Karahan tepe, lança luz sobre a história da humanidade como o primeiro exemplo de uma pessoa neolítica esculpindo a si mesma em uma coluna em forma de T”, continua Ersoy.
O sítio arqueológico Karahan Tepe abriga 274 estruturas documentadas
O rosto esculpido apresenta detalhes impressionantes – uma testa alta, olhos profundamente entalhados e um nariz marcante – demonstrando a incrível habilidade artística dos antigos habitantes do período Neolítico.
O sítio abriga 274 estruturas arqueológicas documentadas, incluindo 266 pilares que permanecem de pé até hoje. Muitos destes pilares exibem relevos deslumbrantes de cobras, abutres, leopardos e outras criaturas misteriosas.
Leia a reportagem completa no portal SóCientífica parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!






