As companhias energéticas finlandesas TVO (sigla para Corporação de Energia Industria no finlandês) e Rauman Biovoima Oy anunciaram um novo projeto para reciclar os resíduos contaminados da usina nuclear de Olkiluoto.
A ideia é mandar os materiais descartados usados na manutenção da usina de Olkiluoto para uma usina de produção de energia e calor da Rauman Biovoima, em Rauma, na Finlândia.
Essa seria a primeira vez que este tipo de lixo atômico seria reciclado no país nórdico.
O primeiro lote de resíduos a ser reciclado está programado para o final do mês de novembro. Os resíduos sairiam da usina de Olkiluoto, operada pela TVO, em direção à usina da Rauman Biovoima, onde a reciclagem acontecerá.
(Imagem: Rauma Biovoima / Divulgação)
Reciclagem segura de lixo nuclear
Os resíduos utilizados nesse projeto estão isentos de controle de radiação e foram declarados seguros para as pessoas e o meio ambiente. Entre eles estão macacões, luvas e outros tipos de materiais de manutenção e segurança. Materiais inadequados para a combustão serão separados antes da transferência entre as usina.
“A vantagem do novo modelo operacional é que os resíduos podem agora, pela primeira vez, ser recuperados para reutilização através da queima para geração de energia”, afirmou a TVO.
Anteriormente a forma de descarte desses materiais eram grandes aterros radioativos, que eram mais caros e mais espaçosos. Esse novo método faz com que as empresas economizem recursos financeiros e usem menos a terra. A estimativa é que a usina de Olkiluoto produza entre 30 e 80 metros cúbicos desse tipo de resíduo todo ano.
Método de reciclagem
O projeto começará no final de novembro com um lote de lixo radioativo de pouco menos de 10 metros cúbicos. A usina Rauman Biovoima não vai precisar de mudanças para comportar esse novo processo. Ela vai tratar esses resíduos como os outros tipos de materiais recicláveis que a usina recebe.
A usina de produção da Rauman Biovoima produz principalmente eletricidade, vapor industrial (usado como fonte de calor em processos industriais) e calor para o sistema de aquecimento urbano. Os combustíveis mais comuns são madeira, resíduos de exploração ambiental e lixo de indústria florestal.
Um avanço para a reciclagem energética
Essa cooperação destaca uma nova direção da Finlândia sobre práticas sustentáveis em relação à indústria energética e a gestão de resíduos. Demonstrando que mesmo lixo nuclear pode ter um trato mais responsável ecologicamente, como a reutilização.
Com o início do projeto ainda em 2025, a expectativa é que ele sirva de exemplo para outras companhias de energia nuclear desenvolverem métodos semelhantes de reutilização.
O post Sem mais lixo nuclear? Finlândia vai transformar residuos nucleares em energia renovável apareceu primeiro em Olhar Digital.






