Se você já abriu o aplicativo do ChatGPT nesta quinta-feira (13), deve ter percebido uma mudança. A OpenAI lançou o GPT-5.1, atualização dos modelos – como se fossem cérebros – do chatbot.
A novidade mantém aquela divisão: Auto (ChatGPT escolhe qual tipo de modelo usar), Instant (“respostas imediatas”) e Thinking (“pensa mais”). Mas promete respostas mais inteligentes, claras e “calorosas”, além de conversas mais naturais.
A OpenAI diz que ouviu usuários que queriam um assistente mais direto, personalizado e capaz de seguir instruções com mais precisão.
Assim, o GPT-5.1 marca uma mudança no tom do ChatGPT. A OpenAI aposta em controles mais intuitivos para ajustar o estilo das respostas, ampliando as opções de “personalidade” e refinando o comportamento do modelo conforme o contexto.
A ideia é se distanciar da abordagem “tamanho único” que marcou versões anteriores. Pelo menos, é o que sugere uma postagem da CEO de Aplicações da empresa, Fidji Simo, no Substack.
A atualização chega após críticas ao GPT-5, lançado em agosto e considerado por parte do público incrementado demais e, ao mesmo tempo, “pouco empolgante”.
O novo GPT também chega num momento no qual a empresa enfrenta forte escrutínio regulatório. O 5.1 tenta ocupar esse meio-termo: ser mais útil, mais flexível e, ao mesmo tempo, mais seguro.
Esta matéria está em atualização…
O post OpenAI lança GPT-5.1 com respostas mais ‘calorosas’ e personalizáveis apareceu primeiro em Olhar Digital.





