Toda semana, no Programa Olhar Espacial, exibimos duas imagens astronômicas que se destacaram na semana que passou. E na última semana, apresentamos duas imagens de uma façanha da tecnologia e de um espetáculo da natureza. Confira:
Uma façanha tecnológica
A primeira imagem é uma verdadeira façanha da tecnologia espacial. Ela mostra o momento em que o primeiro estágio do foguete New Glenn, da Blue Orign se aproxima do seu bem sucedido pouso vertical em uma balsa no Oceano Atlântico. Alguns minutos após o lançamento do foguete com impressionantes 98 metros de altura, o primeiro estágio se separou e iniciou uma trajetória de retorno, reduzindo sua velocidade a partir de manobras aerodinâmicas e pelo acionamento dos motores nos momentos finais da descida. Com o sucesso do pouso da New Glenn, a Blue Origin se tornou a segunda empresa privada a realizar o pouso vertical do seu primeiro estágio e esquentando de vez a disputa pelo mercado de lançamentos espaciais com a SpaceX.
Espetáculo da natureza
Já a segunda imagem é um registro fantástico de um raro espetáculo da natureza. Na última semana, a Terra foi atingida por tempestades solares severas que colocaram em risco satélites em órbita e sistemas de comunicação, atrasaram lançamentos e provocaram desvios em vôos que passam pelas regiões polares. Entretanto, ao penetrar a atmosfera terrestre, as partículas energizadas ejetadas do Sol geraram um verdadeiro show de luzes nas regiões próximas aos pólos magnéticos do planeta, especialmente no norte da América do Norte, da Europa e da Ásia. Esta imagem é uma das fotos espetaculares desse show de auroras polares, registrada em Östersund, na Suécia.
O post Façanha da tecnologia e espetáculo da natureza nas Imagens Astronômicas da Semana apareceu primeiro em Olhar Digital.






