Pesquisadores das Universidades de Newcastle e Leeds, ambas no Reino Unido, descobriram que consumir uma banana por dia pode ter um papel importante na prevenção do câncer, especialmente nos casos hereditários.
O estudo acompanhou pacientes com síndrome de Lynch, uma condição hereditária que aumenta o risco de desenvolver certos tipos de câncer antes dos 50 anos. Os resultados apontaram que doses de amido resistente, substância presente na fruta, podem estar relacionadas à redução na incidência da doença em cerca de 60%.
Leia também
Adeus, banana escura: truque pode manter a fruta fresca por 2 semanas
O que a febre oropouche no Sudeste tem a ver com o plantio de bananas
Não jogue fora: cascas de banana podem virar um adubo potente e barato
Chá de banana emagrece? Veja quais são os benefícios e como fazer
Cerca de mil pacientes participaram da pesquisa. Eles receberam doses de 30 gramas de amido resistente equivalentes ao presente em uma banana por dia por até 20 anos. A longo prazo, foi observado um número consideravelmente menor dos casos de câncer ligados à síndrome no grupo que recebeu o suplemento, em comparação aos que tomaram placebo.
A única condição que não apresentou benefício foi o câncer colorretal. No entanto, o consumo diário de banana apresentou ganhos especialmente para os cânceres do trato gastrointestinal superior, ou seja, câncer de esôfago, estômago, trato biliar, pâncreas e duodeno.
Veja outros benefícios da banana na reportagem do Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!






