5 tecnologias para economizar energia em casa

Muitas vezes, o desperdício de energia só se torna evidente quando chega a conta de luz. Aparelhos em standby e lâmpadas acesas sem necessidade, por exemplo, podem aumentar o consumo de forma silenciosa.

Felizmente, há tecnologias que permitem o controle desse gasto sem grandes mudanças na rotina. A seguir, apresentamos cinco soluções que tornam a economia de energia prática e inteligente.

5 tecnologias para economizar energia em casa

Tomadas inteligentes

Plug ou tomada inteligente (Reprodução: Amazon)

Alguns aparelhos continuam a consumir energia mesmo quando desligados, e as tomadas inteligentes resolvem esse problema. Caso você não saiba, elas são dispositivos que se conectam à tomada comum e permitem controlar a energia dos aparelhos ligados, interrompendo o consumo quando necessário. 

O usuário pode controlá-las remotamente pelo celular ou por assistentes de voz. As tomadas permitem ligar ou desligar aparelhos à distância, programar horários de funcionamento e acompanhar o consumo de energia em tempo real.

Essas tomadas são úteis para TVs e qualquer outro aparelho que permanece em standby. 

Lâmpadas LED

Kit de lâmpadas LED da Smart Neo Avant (10W, RGB, Wi-Fi). Imagem: Amazon

As tradicionais lâmpadas incandescentes ou fluorescentes consomem mais energia e têm vida útil limitada. Já as de LED funcionam de maneira diferente, utilizando semicondutores para produzir luz. Isso exige menos eletricidade, gera menos calor e reduz a necessidade de trocas frequentes.

As lâmpadas de LED podem ser usadas em qualquer ambiente da casa, como salas, quartos, cozinhas ou áreas externas.

Painéis solares

Bateria garante que os painéis solares permaneçam perfeitamente alinhados com o sol (Imagem: bombermoon/iStock)

Uma opção sustentável que ajuda a reduzir os gastos com energia são os painéis solares. Essa tecnologia capta a luz do sol e a transforma em eletricidade, que pode ser usada para alimentar os aparelhos da casa. E além da economia, os painéis solares são sustentáveis e ajudam a reduzir a emissão de gases poluentes.

Apenas profissionais devem fazer a instalação dos painéis, pois são necessárias técnicas específicas para verificar o telhado, posicionar os painéis corretamente e conectar o sistema ao quadro elétrico. A manutenção é simples, mas precisa ser realizada periodicamente para garantir eficiência máxima. 

O número de painéis necessários depende do consumo da residência e do espaço disponível no telhado.

Leia mais:

É possível proteger eletrônicos durante quedas de energia? Descubra

110V ou 220V: saiba o que fazer quando um dispositivo queima devido à voltagem errada

Como usar ar-condicionado e ainda economizar na conta de luz: 8 dicas

Termostatos inteligentes

Termostato inteligente da marca Moniss / Crédito: Moniss (reprodução)

Uma forma de reduzir o consumo de energia com ar-condicionado ou aquecedor é usar um termostato inteligente. Ele monitora a temperatura do ambiente, ajustando automaticamente o equipamento e ligando ou desligando quando necessário.

Um termostato inteligente aprende a rotina da casa, permite programar horários de funcionamento e mantém o ambiente confortável sem necessidade de ajustes manuais.

Sensores de presença

Sensor de presença inteligente Multilaser / Crédito: Multilaser (reprodução)

É comum deixar luzes ou aparelhos ligados sem necessidade. Uma solução para evitar esse desperdício e reduzir a conta de luz são os sensores de presença.

Essa tecnologia detecta quando alguém entra ou sai de um ambiente e liga ou desliga as luzes automaticamente, evitando que fiquem acesas sem necessidade.

Além disso, os sensores de presença podem controlar lâmpadas, ventiladores e alarmes, sendo indicados para corredores, banheiros, garagens ou áreas de uso intermitente.

O post 5 tecnologias para economizar energia em casa apareceu primeiro em Olhar Digital.