Carros elétricos: o plano da Xiaomi para superar a Tesla

A Xiaomi é uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo. O segmento tem rendido bilhões em lucros para os cofres da gigante chinesa, mas ela não parece estar satisfeita com o atual cenário e busca novos mercados.

A principal aposta da empresa é no setor automotivo, em especial nos carros elétricos. E a companhia tem até um plano para superar a Tesla, de Elon Musk. O ponto de partida é o lançamento do seu segundo modelo de veículo elétrico.

Xiaomi está investindo no setor automotivo (Imagem: Tada Images/Shutterstock)

Tesla Model Y está no radar da gigante chinesa

De acordo com o fundador e CEO da Xiaomi, Lei Jun, a expectativa é que o negócio automotivo da empresa se torne lucrativo no segundo semestre deste ano. E ele foi além, estabelecendo como meta que o modelo YU7 supere o Tesla Model Y no mercado chinês.

O carro da fabricante de Musk vende aproximadamente 80 mil unidades por trimestre na China. O número impressiona, mas pode ser batido. Ainda mais em função do sucesso da primeira versão elétrica da gigante chinesa, o SU7, que já está vendendo mais do que o Model 3 da Tesla.

Novo elétrico da Xiaomi quer superar Model Y da Tesla (Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock)

Atualmente, há um tempo de espera de mais de 30 semanas para receber um SU7 na China. Sem dúvidas, diminuir este tempo será um dos principais desafios da empresa a partir do lançamento do novo modelo elétrico. Mas a Xiaomi já mostrou do que é capaz. As informações são do portal Electrek.

Leia mais

Xiaomi YU7 chega para desafiar domínio da Tesla na China

O novo plano global da Xiaomi: vender carros elétricos

Xiaomi lança seu primeiro SUV elétrico com recarga em 15 minutos

Xiaomi YU7 apresenta três acabamentos de pintura inspirados na natureza (Imagem: divulgação/Xiaomi)

Primeiro SUV da Xiaomi

O modelo compartilha a mesma linguagem de design do sedã Xiaomi SU7 e acaba de ser lançado oficialmente.

A linha será composta por três versões — Standard, Pro e Max — todas oferecendo capacidades de longo alcance.

Além disso, a taxa máxima de carregamento atinge 5,2 C, alcançando carga de 10% a 80% em 12 minutos e uma carga de 620 km em 15 minutos, o tempo de carregamento mais rápido.

O modelo renova os característicos “faróis em forma de gota d’água” do SU7, e a parte superior dos faróis incorpora um design aberto com canais de ar conectados às aberturas do capô dianteiro.

Ao contrário do Xiaomi SU7, a lanterna traseira do YU7 apresenta cantos inclinados para baixo que acentuam a postura imponente do SUV, “criando perfil traseiro mais musculoso”.

Toda a série é equipada com LiDAR, que pode ser usado para ver com mais precisão em ambientes escuros e identificar obstáculos especiais.

O Xiaomi YU7 ainda apresenta três acabamentos de pintura inspirados na natureza: Verde Esmeralda, Prata Titânio e Laranja Lava.

O post Carros elétricos: o plano da Xiaomi para superar a Tesla apareceu primeiro em Olhar Digital.