Em outubro deste ano, as vendas da Tesla na China chegaram ao nível mais baixo em três anos, o que elevou as preocupações em relação a uma possível queda anual nas vendas no país asiático em 2025.
Entre os principais motivos para a queda nas vendas dos veículos da empresa na China estão a forte concorrência da Li Auto e da NIO, além de uma grande guerra de preços em meio a uma economia em recessão. Para se ter ideia, a montadora teve uma participação de apenas 3,2% no mercado chinês de veículos elétricos em outubro, um número muito inferior ao de setembro, que foi de 8,7%.
Em entrevista à CNBC, Michael Dunne, CEO da Dunne Insights e analista automotivo, disse que a empresa está enfrentando “um exame de montadoras chinesas”. O executivo ainda fez uma breve explicação: “Como um enxame de drones, cada uma está roubando parte das vendas da empresa, que agora virou um alvo.”
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(Imagem: Divulgação/Xiaomi)
Concorrentes de peso
A Xiaomi é mais um novo concorrente da Tesla na China. Em outubro, a empresa viu os seus veículos sedã SU7 e o esportivo YU7 baterem recorde de vendas. Ao todo, foram vendidos quase 109 mil automóveis no terceiro trimestre deste ano, número que se aproximou das 170 mil unidades vendidas pela Tesla.
Outra empresa que vem dando trabalho para a Tesla no mercado chinês é a Leapmotor, que, apesar de ter sido fundada em 2015, começou a superar seus concorrentes em vendas e valores de ações apenas em 2025.
Vale destacar ainda que este ano o carro elétrico mais vendido na China é o Geely Geome Xingyuan, que não concorre diretamente com a Tesla, pois é destinado a um público que busca veículos mais acessíveis, mas mostra que há muitas pessoas que estão procurando por opções de melhor custo-benefício.
(Imagem: Jonathan Weiss / Shutterstock)
Analistas afirmam que a Tesla precisa renovar seus modelos
De acordo com a CNBC, especialistas afirmaram que a empresa de Elon Musk deve fazer uma renovação em seus modelos para continuar competitiva no mercado chinês.
Em entrevista à CNBC, Tu Le, fundador da consultoria Sino Auto Insights, disse que a “Tesla fez um trabalho admirável com cortes de preços, cortes de preços disfarçados e outros truques para manter as vendas de carros que já têm quatro ou cinco anos de mercado, em comparação com alguns dos veículos elétricos mais avançados do mundo. Mas não acompanhar Xiaomi, BYD e XPeng parece finalmente começar a aparecer em suas vendas mensais.”
Em outubro, a Tesla afirmou que teve um aumento de 12% em sua receita total do terceiro trimestre em comparação ao ano anterior, alcançando US$ 28,10 bilhões (cerca de R$ 151,41 bilhões), depois de ter tido duas quedas seguidas.
Apesar disso, a empresa teve um terceiro trimestre com queda nas vendas na Europa, provocada por concorrentes como a BYD e a Volkswagen.
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