Visitante rasga quadro de 300 anos em museu de Florença ao tentar tirar selfie

A tentativa de tirar uma selfie imitando a pose do monarca terminou em prejuízo para a Galleria degli Uffizi, em Florença. No sábado (21), um visitante tropeçou enquanto andava de costas em direção a uma pintura e caiu sobre a obra, rasgando parte da tela. O quadro em questão, Retrato de Ferdinando de Medici, foi pintado por Anton Domenico Gabbiani, em 1712.

Segundo a direção do museu, o incidente ocorreu quando o turista tentou tirar uma selfie e se desequilibrou nos degraus de proteção instalados em frente à obra. O impacto provocou um rasgo na região do pé direito do príncipe retratado na pintura.

A tourist visiting the Uffizi Galleries this morning in Florence tripped and damaged a XVII century painting after falling over while taking a selfie.

The painting by Anton Domenico Gabbiani was removed to allow restorers to work on it.pic.twitter.com/MLjreOShAq

— Massimo (@Rainmaker1973) June 21, 2025

Danos e consequências

Apesar do susto, os danos foram considerados reversíveis. A obra será restaurada, mas a exposição da qual fazia parte precisará permanecer fechada ao público até o dia 2 de julho. O nome do visitante não foi revelado, mas ele foi denunciado à polícia após o acidente.

Continua após a publicidade

O caso reacende discussões sobre o comportamento de visitantes em museus. Em comunicado, a direção da Galeria Uffizi destacou a preocupação com a banalização dos espaços culturais diante do uso excessivo das redes sociais e afirmou que pretende estabelecer normas mais rígidas para impedir esse tipo de atitude.

Um problema recorrente

Por mais que fotos e vídeos sejam parte da experiência de muitos turistas, é preciso lembrar que obras de arte, muitas vezes frágeis e insubstituíveis, exigem cuidado e respeito.

Essa não é a primeira vez que a ânsia instagramável provoca danos em museus italianos. No início de junho, um homem no Palazzo Maffei, em Verona, quebrou a cadeira ‘Van Gogh’, do artista Nicola Bolla, ao fingir que sentava na obra para uma foto. 

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Florença

Compartilhe essa matéria via:
Newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

Resolva sua viagem aqui

Reserve hospedagem no Booking

Reserve seu voo

Reserve hospedagem no Airbnb

Ache um passeio na Civitatis

Alugue um carro

Publicidade