Dois novos fungos zumbis são achados em fóssil de 99 milhões de anos

Duas novas espécies de fungos foram identificadas em um pedaço de âmbar de 99 milhões de anos, saindo da pupa de uma mosca e de uma formiga. Elas são da mesma família do Ophiocordyceps unilateralis, que inspirou o jogo e série de TV The Last of Us.

A descoberta feita por pesquisadores chineses, em parcerias com grupos internacionais, foi publicada na revista Proceedings of the Royal Society B., em 11 de junho. Ela sugere que o fungo, famoso pela capacidade de “sequestrar” o cérebro de suas vítimas, vem infectando insetos há duas vezes mais tempo do que se acreditava.

Leia também

Ciência

Estudante descobre fungo em planta com efeitos semelhantes aos do LSD

Saúde

“Fungo letal do faraó” pode ser arma no combate ao câncer

Ciência

Fungo de The Last of Us pode se espalhar com aquecimento global

Saúde

Fungo da pele pode produzir antibiótico potente contra superbactéria

O achado é impressionante pois o âmbar preservou os fungos no exato momento em que emergiam dos corpos de seus hospedeiros, permitindo a visualização de um processo raro.

“As evidências fósseis mostram que os fungos infecciosos já estavam adaptados a dois insetos hospedeiros diferentes há quase cem milhões de anos, uma formiga e uma mosca verdadeira”, revela um dos autores do artigo e paleoentomologista, Edmund Jarzembowski, do Museu de História Natural de Londres.

Novas espécies de fungos zumbis

Os pesquisadores identificaram duas espécies de fungo zumbi: o Paleoophiocordyceps gerontoformicae e o Paleoophiocordyceps ironomyiae. O primeiro, foi encontrado com seus pequenos talos de esporos surgindo do corpo de uma formiga em fase de pupa. Já o segundo, apresentava um corpo em forma de frutificação fálico, saindo da cabeça de uma mosca.

Imagem mostra uma das espécies de fungo crescendo na pupa de uma formiga

Essas evidências são as mais antigas conhecidas de fungos zumbis, perdendo apenas para um exemplar descoberto em 2008, do início do período Cretáceo.

As espécies recém-descobertas têm características parecidas com os Ophiocordyceps exemplar mais atual de fungo zumbi e que inspira a série The Last of Us –, que continuam infectando insetos e espalhando seus esporos. Os cientistas acreditam que o gênero Paleoophiocordyceps se separou evolutivamente do Ophiocordyceps há cerca de 130 milhões de anos.

Atualmente, os novos fósseis de fungos zumbi estão sob os cuidados do Museu de História Natural de Londres, na Inglaterra.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!