Uma pesquisa recente realizada pelas consultorias Nexus e Demà revela que a maioria dos jovens brasileiros — entre 14 e 29 anos — considera o entendimento de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) um diferencial importante para conseguir emprego.
Dados da pesquisa
O levantamento ouviu 2.016 jovens de todos os estados do país, além do Distrito Federal, entre 14 e 20 de julho de 2025 — com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
80% dos entrevistados afirmaram que o conhecimento em IA influencia positivamente na busca por emprego.
Em contrapartida, 11% disseram que a IA não interfere na contratação, 3% consideram que pode até atrapalhar, e 2% não souberam responder.
(Imagem: tadamichi/Shuttterstock)
Leia mais:
Pingo AI: como aprender inglês ou outro idioma usando inteligência artificial
IA detecta sinais antigos de vida em rochas da Terra primitiva
Consumo de energia em data centers dispara e acende alerta regulatório
IA como aliada nos estudos
Além da percepção de impacto no mercado de trabalho, o estudo mostra que muitos jovens já utilizam ferramentas de IA no dia a dia educacional:
69% acreditam que a IA pode beneficiar no aprendizado; 24% acham que a tecnologia pode prejudicar; 7% não souberam responder.
Entre os usos mais comuns estão: 83% dos jovens fazem pesquisas gerais ou acadêmicas por meio da tecnologia, 71% realizam dever de casa ou preparam trabalhos escolares e universitários, 70% traduzem textos e 67% resumem ou corrigem publicações.
Além disso, 66% dos participantes da pesquisa dizem gerar ideias criativas por meio da IA, já 63% afirmaram criar imagens usando a tecnologia, 62% utilizam as ferramentas para escrever novos textos e 52% se beneficiam dos recursos para montar apresentações ou relatórios.
(Imagem: IM Imagery / Shutterstock)
A visão do especialista
Em fala destacada na Agência Brasil, Juan Carlos Moreno, diretor da Demà, comentou sobre a representatividade dos resultados obtidos na pesquisa.
“É muito representativo que pelo menos metade dos entrevistados confirme que usa IA de alguma forma. Sem dúvida, a Inteligência Artificial é um agente facilitador das nossas demandas diárias um aliado da eficiência e produtividade. São percepções claramente refletidas nessa pesquisa, que mostra, por exemplo, que a grande maioria dos adolescentes utiliza para ajudar no dever de casa. IA veio para ficar e transformar as nossas jornadas, principalmente, as de aprendizado”, comentou o diretor.
O post Jovens apostam na IA como porta de entrada para o mercado de trabalho apareceu primeiro em Olhar Digital.






