Estudo aponta um benefício do café que você não esperava!

Um novo trabalho realizado por pesquisadores da Universidade Queen Mary, de Londres, no Reino Unido, identificou mais um benefício de tomar café. A equipe descobriu que a cafeína pode energizar as células, retardando o envelhecimento.

A substância agiria ativando a enzima AMPK, o que ajuda as células a controlar o estresse, reparar danos e, consequentemente, a viver mais. Os resultados foram descritos em estudo publicado na revista Microbial Cell.

Beber café pode te fazer viver mais (Imagem: Valentina Razumova/Shutterstock)

Cafeína atua energizando as células

A partir da nova pesquisa, os cientistas descobriram como se dá a atuação da cafeína nas células. Eles já sabiam que a substância tem efeito sobre o regulador de crescimento TOR (Alvo da Rapamicina). Este interruptor biológico informa às células quando crescer, com base na quantidade de alimento e energia disponíveis, controlando as respostas energéticas e de estresse em seres vivos.

Cientistas descobriram como se dá a atuação da cafeína nas células (Imagem: Danijela Maksimovic/Shutterstock)

No novo trabalho, eles identificaram que o café não atua diretamente no TOR, mas sim ativando o sistema AMPK. A proteína quinase ativada por AMP é um medidor de combustível celular evolutivamente conservado em leveduras e humanos. Ela desempenha um papel vital na manutenção do equilíbrio metabólico.

De acordo com o estudo, quando suas células estão com pouca energia, a AMPK entra em ação para ajudá-las a lidar com a situação. E a cafeína pode acionar esse mecanismo, influenciando o crescimento das células, reparando seu DNA e ajudando nas respostas ao estresse, fatores que têm ligação com o envelhecimento.

Leia mais

Estudo: forma como o café é preparado faz diferença na sua saúde

Sensor pode promete ajudar na análise do café; entenda

Café faz bem ou faz mal? Veja o que diz a Ciência

Estudo descobriu mais um benefício de tomar café (Imagem: Pheelings media/Shutterstock)

Café pode fazer bem à saúde quando consumido com moderação

O café conta com mais de mil compostos químicos, o que inclui substâncias com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

A cafeína se destaca como principal ingrediente ativo, e leva cerca de 60 minutos para ser absorvida pela corrente sanguínea.

Segundo especialistas, tomar café é benéfico principalmente ao coração e pode prevenir doenças degenerativas.

Além disso, a bebida oferece um aumento de energia e disposição, melhorando a performance física.

Por outro lado, quando consumido em excesso, os efeitos negativos podem incluir insônia, ansiedade, nervosismo, problemas digestivos e até mesmo dependência.

O alto consumo da cafeína também pode viciar.

Por isso, o recomendado é tomar de duas a três xícaras de café ao dia, evitando o consumo de manhã e à noite.

O post Estudo aponta um benefício do café que você não esperava! apareceu primeiro em Olhar Digital.