Jornal americano processa empresa de IA por uso não autorizado de conteúdo jornalístico

De acordo com o portal TechCrunch, na quinta-feira (4), o jornal Chicago Tribune apresentou uma ação na Justiça federal de Nova York contra a Perplexity AI, acusando a empresa de usar indevidamente seus artigos — muitas vezes reproduzindo trechos idênticos aos originais — sem permissão ou remuneração.

Conforme foi apresentado na denúncia a que o TechCrunch teve acesso, os advogados do Chicago Tribune procuraram a Perplexity em outubro para saber se os conteúdos do veículo de imprensa estavam sendo utilizados pela IA. 

A resposta da empresa teria sido negativa quanto ao uso para treinamento de modelos, afirmando apenas que “poderia receber resumos factuais não literais”. A direção do Tribune, por sua vez, sustenta que a Perplexity está fornecendo aos usuários trechos quase idênticos aos textos originais.

Leia mais:

Perplexity lança assistente de compras; veja como funciona

Perplexity lança navegador Comet para Android com IA e recursos do desktop

Perplexity anuncia lançamento de agente para auxiliar em compras

Navegador da IA foi envolvido no processo (Imagem: Koshiro K/Shutterstock)

Tecnologias no centro da acusação: RAG e navegador Comet

Um dos pontos centrais da acusação é o uso da tecnologia conhecida como RAG (Retrieval Augmented Generation – Recuperação Aumentada de Dados, na tradução para o português), que permite à IA buscar dados verificados para responder com maior precisão — mas que, segundo o jornal, estaria sendo utilizada para extrair e utilizar conteúdos do Tribune sem autorização.

Outro detalhes importante é que o processo aponta que o navegador da Perplexity, chamado “Comet”, poderia estar burlando o sistema de paywall do meio de comunicação, acessando artigos e dando aos usuários resumos em detalhes sobre reportagens. Isso tira a necessidade de o leitor entrar no site original para conferir o conteúdo.

Impactos para o jornalismo e o modelo de negócios dos veículos

Jornal aponta que pode sofrer com problemas financeiros devido ao uso indevido de seus conteúdos (Créditos: hirun / iStock)

Conforme informações do Yahoo, na ação, o Chicago Tribune argumenta que essa conduta ameaça gravemente seu modelo de monetização, que tem como base as assinaturas e publicidade. Ao entregar todo o conteúdo diretamente via IA, a Perplexity reduziria o tráfego ao site do jornal — e, consequentemente, as receitas potencialmente ligadas às visualizações e à assinatura.

Conforme aponta a matéria do Yahoo, o processo traz o seguinte trecho:

“Segundo informações disponíveis, a Perplexity copiou ilegalmente milhões de artigos, vídeos, imagens e outras obras protegidas por direitos autorais do Chicago Tribune para alimentar seus produtos e ferramentas.”

O post Jornal americano processa empresa de IA por uso não autorizado de conteúdo jornalístico apareceu primeiro em Olhar Digital.