Na quinta-feira (4), a Meta anunciou a criação de um hub centralizado dentro dos aplicativos do Facebook e do Instagram com o objetivo de reunir todas as ferramentas necessárias para relatar problemas e recuperar contas comprometidas.
A empresa reconheceu que o suporte existente “nem sempre atendeu às expectativas” e aposta que essa centralização tornará o processo mais simples e acessível.
Leia mais:
Contratações milionárias da Meta não seguram talentos da IA
Nova era? Seu nome de usuário no Instagram pode virar seu WhatsApp
Meta sob suspeita por lucro com anúncios ilegais no Facebook e Instagram
(Gif: Divulgação/Meta)
Assistente por IA e recuperação mais ágil
Além do hub, a Meta está testando um assistente movido por inteligência artificial (IA) para oferecer ajuda personalizada e de forma rápida — seja para recuperar acesso, gerenciar o perfil ou ajustar configurações da conta. A oferta inicial é apenas para usuários do Facebook, mas a empresa considera expandir para outras plataformas do grupo.
No último ano, segundo a Meta, os novos casos de contas invadidas caíram mais de 30% no mundo, e, este ano, a taxa de sucesso na recuperação cresceu mais de 30% nos EUA e no Canadá.
Novas funções de segurança e fluxo de recuperação
Para tornar a recuperação mais eficiente, a Meta implementou alguns recursos:
Reconhecimento mais apurado de dispositivos confiáveis e locais onde o usuário costuma fazer login.
Fluxos de recuperação adaptativos, com orientação mais clara e verificação simplificada — inclusive com a opção de usar vídeo selfie para confirmar identidade em um dos métodos de recuperação de conta.
Alertas por SMS e e-mail sobre atividades suspeitas, para notificar o usuário rapidamente sobre tentativas de invasão.
O post Novo centro de suporte de Facebook e Instagram tenta facilitar recuperação de contas invadidas apareceu primeiro em Olhar Digital.






