Organizações pedem pausa na construção de data center devido a impactos ambientais

O debate sobre a construção de novos data centers nos Estados Unidos voltou ao centro das discussões após mais de 230 organizações ambientais, de saúde e de defesa do consumidor, enviarem uma carta ao Congresso pedindo uma moratória nacional.

O grupo afirma que a rápida expansão dessas instalações — impulsionada principalmente pela demanda crescente de inteligência artificial (IA) e criptomoedas — está impondo riscos econômicos, ambientais e climáticos ao país. As informações são do The Verge.

Segundo entidades, como Food & Water Watch, Greenpeace e Physicians for Social Responsibility, o avanço “em grande parte não regulado” dos data centers tem elevado tarifas de energia, pressionado recursos hídricos e aumentado a poluição relacionada a novas infraestruturas de gás.

Organizações dizem que o avanço “em grande parte não regulado” dos data centers tem elevado tarifas de energia (Imagem: Frame Stock Footage/Shutterstock)

Comunidades bloqueiam novos projetos de data center

Um relatório recente indica que, entre março e junho deste ano, cerca de 20 projetos de data center foram barrados ou paralisados devido à pressão de comunidades preocupadas com os impactos locais. A alta no preço da eletricidade, influenciada pelo consumo energético intenso de operações de IA, tornou-se inclusive um tema relevante nas eleições locais de novembro.

Organizações alertam que empresas de energia planejam atender à demanda crescente com novas estruturas baseadas em gás, o que pode agravar emissões e comprometer a qualidade do ar em regiões próximas às instalações.

Leia mais:

Consumo de energia em data centers dispara e acende alerta regulatório

Google anuncia data center a gás com captura de carbono quase 100% eficaz

OpenAI fecha acordo bilionário por estrutura massiva de IA na Austrália

Pressão aumenta por regulação mais rígida

Os grupos reforçam que a expansão acelerada de data centers também representa riscos hídricos. Estimativas da Food & Water Watch sugerem que, até 2028, essas instalações podem consumir tanta água quanto 18,5 milhões de residências estadunidenses utilizam dentro de casa.

A expansão acelerada de data centers também representa riscos hídricos, defendem organizações (Imagem: Make more Aerials/Shutterstock)

Entre as principais preocupações apontadas pelas organizações estão:

Aumento contínuo das tarifas de energia

Impacto ambiental de novas infraestruturas de gás

Consumo elevado de água por data centers de IA

As entidades defendem que nenhum novo data center seja aprovado até que existam normas mais robustas para avaliar impacto ambiental, consumo energético e uso de recursos naturais.

O post Organizações pedem pausa na construção de data center devido a impactos ambientais apareceu primeiro em Olhar Digital.