Google Disco: novo navegador experimental usa IA para criar apps a partir de suas abas

O Google anunciou um novo experimento dentro do Google Labs que promete redefinir a forma como navegamos e interagimos com conteúdos online. Chamado Google Disco, o projeto apresenta uma abordagem que usa inteligência artificial para transformar abas, prompts e histórico de navegação em aplicações dinâmicas criadas sob demanda. O primeiro recurso dessa iniciativa é o GenTab, desenvolvido sobre o modelo Gemini 3, e apresentado como uma maneira de reduzir a complexidade de tarefas online sem exigir que o usuário escreva uma linha de código.

Google Disco quer reinventar o ato de navegar

Segundo o Google, o Google Disco funciona como um “veículo de experimentação” para imaginar como deve ser o navegador do futuro. A empresa reconhece que a web evoluiu para um ecossistema vasto, cheio de aplicativos e informação, mas que também se tornou um ambiente onde usuários frequentemente precisam lidar com dezenas de abas abertas para realizar tarefas relativamente simples.

O Google Disco funciona como um “veículo de experimentação” para imaginar como deve ser o navegador do futuro (Imagem: Shutterstock AI)

Construído sobre o Chromium (a mesma base do Chrome) o Disco mantém elementos tradicionais, como o design das abas, mas adiciona uma camada de IA capaz de analisar o contexto de navegação em tempo real. Essa análise inclui:

abas abertas;

histórico de chat;

prompts inseridos pelo usuário;

contexto da tarefa atual.

A partir dessa combinação, o navegador identifica qual tipo de ferramenta pode ajudar o usuário naquele momento e a transforma em um widget interativo: o GenTab.

GenTabs: widgets interativos criados sob demanda

Os GenTabs são pequenas aplicações geradas automaticamente pela IA para auxiliar na execução de tarefas mais complexas, como planejamento de viagens, organização de estudos ou montagem de roteiros.

Em um dos exemplos fornecidos, o usuário planeja uma viagem para ver as cerejeiras no Japão: o Disco transforma essa ideia em um painel completo, com calendário, mapas, sugestões de cidades e até cartões com informações sobre níveis de lotação.

Além disso, os GenTabs:

podem ser refinados com comandos em linguagem natural;

oferecem sugestões contextuais baseadas na tarefa;

incluem links para todas as fontes utilizadas;

podem gerar apps complexos, como modelos 3D do sistema solar ou planejadores de jardinagem.

O chat lateral funciona tanto como campo de diálogo quanto como barra de endereço, permitindo navegar normalmente quando necessário.

GenTabs são pequenas aplicações geradas automaticamente pela IA (Imagem: Summit Art Creations/Shutterstock)

Experimento limitado, mas com potencial de chegar ao Chrome

O Google afirma que o Google Disco ainda está em fase experimental e que o recurso pode apresentar falhas típicas desse estágio inicial. Ele está disponível primeiro para macOS, mediante lista de espera, e não há garantia de que chegará ao público geral.

Leia mais:

Google libera modo Deep Think do Gemini 3

Com Gemini 3 e Ironwood, Google volta ao centro da corrida da IA

Recorde histórico: ações da Alphabet sobem com força do Gemini 3

Ainda assim, a empresa sugere que ideias promissoras do Disco podem futuramente ser incorporadas a produtos maiores — uma indicação clara de possíveis integrações ao Chrome.

O post Google Disco: novo navegador experimental usa IA para criar apps a partir de suas abas apareceu primeiro em Olhar Digital.