Nesta segunda-feira (22), a Blue Origin divulgou as imagens da missão de cunho turístico NS-37, realizada no sábado (20) e que entrou para a história da exploração espacial por ter levado a primeira pessoa que usa cadeira de rodas ao Espaço.
O foguete New Shepard, da Blue Origin, levou mais uma tripulação de seis turistas para um “bate-volta” até a fronteira final. Originalmente programado para quinta-feira (18), o 16º voo suborbital turístico da empresa aconteceu às 11h17 (horário de Brasília) deste sábado (20), marcando o feito inédito.
Quem foi a escolhida para ir ao Espaço?
A protagonista foi Michaela Benthaus, da Alemanha, engenheira aeroespacial e mecatrônica da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).
Em 2018, ela sofreu lesão na medula espinhal após acidente de mountain bike e perdeu os movimentos das pernas. Mesmo assim, manteve-se ativa na área espacial, participando, em 2022, de voo parabólico com gravidade zero e, dois anos depois, de uma missão análoga de 15 dias na Polônia, que simulou rotinas de astronautas em ambiente controlado.
A seguir, confira as imagens inéditas divulgadas pela Blue Origin:
Every New Shepard mission helps us build a more accessible future in space.
— Blue Origin (@blueorigin) December 22, 2025
On December 20, we successfully launched the 37th flight of the New Shepard program. pic.twitter.com/MBxPWRdx8D
Leia mais:
Blue Origin anuncia versão maior do New Glenn com o dobro da capacidade
Mais um brasileiro vai para o espaço – e pode ser você! Saiba como
Qual foi a maior velocidade alcançada por um voo espacial humano?
“Michi” Benthaus integrou a tripulação de seis passageiros da missão NS-37. O lançamento foi acompanhado por transmissão ao vivo no site da Blue Origin, no YouTube e na conta oficial da empresa no X, iniciada cerca de 20 minutos antes da decolagem.
Os demais integrantes da viagem foram o físico e ex-investidor quantitativo Joey Hyde; Hans Koenigsmann, engenheiro aeroespacial; o executivo e empreendedor nos EUA, Neal Milch; Adônis Pouroulis, empreendedor e engenheiro de mineração; e o entusiasta do Espaço Jason Stansell.
Voo foi adaptado para Benthaus
De acordo com a agência de notícias APNews, foram necessários apenas pequenos ajustes para acomodar Michi no voo, já que a espaçonave foi projetada com acessibilidade em mente;
Segundo Jake Mills, engenheiro da Blue Origin, isso amplia o acesso ao turismo espacial, que já incluiu passageiros anteriores com outras deficiências, como auditiva, e idosos;
Desta vez, uma prancha de transferência foi incluída para permitir que a passageira se movesse entre a escotilha e o assento;
Após o pouso, um tapete facilitou o acesso imediato à cadeira de rodas, deixada para trás na decolagem;
Michi treinou previamente, com Koenigsmann auxiliando nos testes. Um elevador já instalado na plataforma permitia subir os sete andares até a cápsula no topo do foguete.
O post Veja imagens de cadeirante no Espaço pela primeira vez na história apareceu primeiro em Olhar Digital.



