O BYD Qin L, sedã híbrido plug-in de quinta geração, estreou no mercado chinês atraindo atenção mundial por aliar eficiência energética recorde a um posicionamento de preço agressivo. Com autonomia total que pode ultrapassar 2.100 km e consumo médio estimado em 36 km/l, o modelo já começa a gerar expectativa pelo carro entre consumidores brasileiros.
Embora a montadora ainda não tenha confirmado oficialmente sua comercialização no país, registros recentes no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) reforçam a possibilidade de que a BYD esteja preparando o terreno para trazer o sedã ao mercado nacional.
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No mercado chinês, o Qin L tem preços bastante competitivos. A versão de entrada parte de 92.800 yuans (cerca de R$ 70 mil em conversão direta), enquanto a configuração topo de linha chega a 102.800 yuans (aproximadamente R$ 78 mil).
Sobre os valores em reais, que chegam na conversão a R$ 70 mil, eles são apenas referenciais, sem incluir impostos, logística e custos de nacionalização, o que elevaria o preço final.
Com o Dolphin Mini sendo vendido abaixo de R$ 100 mil e a inauguração da fábrica no Brasil com capacidade para até 300 mil veículos por ano, cresce a especulação de que a BYD possa importar ou até produzir o Qin L localmente, ampliando seu portfólio no país.
A marca já fez o registro do modelo no INPC, mas ainda não há nenhuma data confirmada, ou mesmo, se isso irá realmente ocorrer no país, apesar da expectativa dos consumidores. Foram investidos R$ 5,5 bilhões em uma área de 4,6 milhões de m².
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Tecnologia de ponta e eficiência recorde
O principal diferencial do Qin L é a adoção da nova arquitetura híbrida DM-i de quinta geração, desenvolvida para maximizar a eficiência térmica — superior a 46% — e reduzir de forma significativa o consumo de combustível.
Motorização: conjunto formado por um motor 1.5 turbo a gasolina (100 cv) aliado a um motor elétrico;
Potência combinada: 163 cv ou 217 cv, conforme a versão;
Bateria: opções entre 10 e 16 kWh;
Autonomia elétrica: de 80 km a 120 km, podendo chegar a até 128 km na configuração prevista para 2026;
Autonomia total: com tanque cheio e bateria carregada, o alcance supera 2.100 km.
Design “Dragon Face” e bom espaço interno
No visual, o Qin L adota a linguagem “Dragon Face”, característica da linha Dynasty da BYD — a mesma aplicada aos SUVs Song Plus e Tan. Posicionado como um “irmão maior” do BYD King, o sedã se destaca pelo porte e pelo conforto.
Dimensões: 4,83 metros de comprimento e 2,79 metros de entre-eixos;
Estilo: grade frontal estreita, faróis afilados e para-choque com detalhes cromados. Na traseira, as lanternas interligadas em formato de onda remetem ao design do BYD Dolphin.
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