Hotéis em cavernas são modo mais charmoso de se hospedar na Capadócia

No planalto central da Anatólia, na Turquia, a região da Capadócia possui uma paisagem singular devido às formações geológicas que foram moldadas pelo vento e pela chuva, criando cavernas e verdadeiras esculturas ao ar livre.

A partir do século 4, algumas cavernas passaram a ser habitadas pelos primeiros cristãos, que esculpiram abrigos nas rochas para se protegerem dos invasores. Um dos exemplos mais notáveis é o da Vila de Göreme, tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Estruturas desse tipo continuaram sendo habitadas até a década de 1950, quando o governo turco considerou que as cavernas ofereciam risco à segurança e ordenou que elas fossem desabitadas.

Após processos de restauração, as cavernas começaram a ser reabertas ao público no início dos anos 2000. E nesse contexto foram surgindo também os “cave hotels”, charmosos hotéis encravados nas rochas.

Para funcionar, essas hospedagens precisam de autorização local. A permissão é concedida sob a promessa de preservar e reforçar as estruturas, motivo pelo qual às vezes alguns quartos ficam fechados para renovação.

Continua após a publicidade

Hotéis nas cavernas para se hospedar na Turquia

Os principais hotéis em cavernas turcas estão nas vilas e cidades de Göreme, Ürgüp, Uçhisar e Ortahisar. O mais famoso deles certamente é o Museum Hotel, em Uçhisar. A hospedagem está situada no ponto mais alto da Capadócia e funciona em uma espécie de castelo natural, construído a partir de uma série de casas e cavernas de pedra.

São 34 quartos com colunas de pedra e túneis incorporados à estrutura, alguns com banheira ou até piscina. A decoração conta com inúmeros objetos de antiguidade datados de vários períodos históricos. No hotel também há o Restaurante Lil’a Opera, com pratos feitos com ingredientes locais.

View this post on Instagram

A post shared by Museum Hotel (@museumhotel)

Continua após a publicidade

Já em Ürgüp, o destaque fica com o Kayakapi Premium Caves. Além da estrutura com bistrô, restaurante e adega, o hotel também possui piscina e spa. Alguns quartos possuem piscina privativa e sauna.

Já o Yunak Evleri chama atenção pelo tamanho: são 120 quartos com capacidade para até 250 pessoas. Toda sua estrutura parece ter sido esculpida de um enorme paredão rochoso.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Yunak Evleri (@yunakevleri)

Ainda em Ürgüp, a Serinn House é uma opção de hotel boutique, com apenas cinco quartos. Cada um foi projetado e decorado individualmente pelo arquiteto turco Rifat Ergor, com elementos modernos.

View this post on Instagram

A post shared by Serinn House (@serinnhouse)

Continua após a publicidade

Veja um guia completo da Capadócia

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Reserve hospedagem no Booking

Reserve seu voo

Reserve hospedagem no Airbnb

Ache um passeio na Civitatis

Alugue um carro

Publicidade