Nesta sexta-feira (9), no primeiro Programa Olhar Espacial de 2026, vamos observar Júpiter ao vivo, no momento em que o maior planeta do Sistema Solar se aproxima da oposição, ficando mais próximo da Terra e com melhores condições de observação.
Além das imagens do gigante gasoso, vamos debater curiosidades, descobertas recentes, a missão da sonda Juno e as pesquisas que se beneficiam dessa aproximação, como o monitoramento de impactos em Júpiter.
Olhar Espacial fala sobre Júpiter
Para isso o programa recebe três convidados:
Dawson Queiroz é graduado em Ciências Exatas e Ciências Sociais Aplicadas, pós-Graduado em Ensino de Astronomia, astrofotógrafo e professor, pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia.
José Luis Pereira é engenheiro civil aposentado e astrônomo amador de São Caetano do Sul, São Paulo. Desde 2018 ele faz monitoramento sistemático do gigante gasoso e foi o primeiro brasileiro a registrar a colisão de um asteroide em Júpiter.
Nyêrdson Ferreira é astrônomo amador e astrofotógrafo planetário com formação em ciências biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.
Um dos destaques é o trabalho do brasileiro José Luís Pereira, que em 2021 se tornou o primeiro do país a registrar o impacto de um asteroide no planeta.
Leia mais:
Achado em “estrela fracassada” pode explicar segredo de Júpiter
Meteoritos ajudam a datar o nascimento de Júpiter
Onda de plasma diferentona em Júpiter altera comportamento da aurora no planeta
Como assistir ao Programa Olhar Espacial
Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), LinkedIn e TikTok.
O post Veja Júpiter pertinho da Terra no Olhar Espacial desta sexta-feira (9) apareceu primeiro em Olhar Digital.





