A NASA anunciou a primeira evacuação médica da história da Estação Espacial Internacional (ISS). A agência decidiu antecipar o retorno à Terra dos quatro astronautas da missão Crew-11 da SpaceX após um membro da tripulação apresentar uma condição médica que não pode ser tratada adequadamente em órbita.
Apesar do evento histórico, as autoridades enfatizaram que não há motivo para alarme. O astronauta afetado encontra-se em condição estável e tem prognóstico positivo para uma recuperação completa. A decisão de retornar foi tomada por precaução, uma vez que a estação não possui os recursos para o diagnóstico e tratamento necessários.
Tripulação estava no final da missão planejada
A Crew-11 é composta pelos astronautas da NASA Zena Cardman e Michael Fincke, pelo japonês Kimiya Yui e pelo russo Oleg Platonov, da Roscosmos. Eles foram lançados para a ISS em 1º de agosto de 2025 a bordo da cápsula Crew Dragon Endeavour e já cumpriam os últimos momentos de sua missão planejada de seis meses.
Este timing facilitou a decisão. “Eles já alcançaram quase todos os seus objetivos”, explicou um representante. O retorno antecipado não compromete as operações da estação, pois a próxima missão, a Crew-12, está programada para ser lançada em poucas semanas.
Um marco na operação do laboratório orbital
A ISS opera com tripulações humanas ininterruptas desde novembro de 2000. Este é o primeiro caso que exige um retorno antecipado por motivo de saúde, testando os protocolos de emergência médica para voos espaciais de longa duração.
A NASA e a SpaceX ainda estão definindo o cronograma exato para a desacoplagem e amerissagem da cápsula Dragon, que dependerá da prontidão da espaçonave e das condições climáticas na zona de pouso. Novos detalhes devem ser divulgados nos próximos dias.
O alerta veio na tarde de quarta-feira (07). A NASA anunciou o adiamento da caminhada espacial marcada para quinta após identificar uma preocupação médica a bordo da ISS. A agência reforçou que o estado do tripulante é estável, mas evitou qualquer detalhe adicional.
Leia mais:
Fim dramático! NASA diz como vai derrubar a Estação Espacial Internacional
Como é viver na Estação Espacial Internacional?
Como é a Estação Espacial Internacional por dentro?
“Não se trata de um problema operacional. Não foi uma lesão ocorrida durante a execução de uma operação”, disse o Dr. James Polk, diretor médico e de saúde da NASA,. “É principalmente um problema médico relacionado à microgravidade , e com os recursos que temos à nossa disposição para realizar um diagnóstico preciso.”
A missão sucessora da Crew-11, a Crew-12 , com quatro astronautas , está atualmente prevista para ser lançada em meados de fevereiro. A NASA está estudando a possibilidade de acelerar esse cronograma, mas é improvável que a Crew-12 possa decolar antes do retorno da Crew-11.
O post NASA confirma primeira evacuação médica da história da Estação Espacial apareceu primeiro em Olhar Digital.





