Visitar os Lençóis Maranhenses pode se tornar uma experiência com acesso controlado. Após o crescimento de 191% no número de visitantes entre 2019 e 2024, o ICMBio, gestor do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, avalia criar um limite de entradas diárias, com objetivo de evitar os impactos do excesso de turistas.
Somente em 2024, os Lençóis receberam mais de 491 mil visitantes. No último ano, essa cifra foi superada: mais de 656 mil pessoas foram à região, segundo as Secretarias Municipais de Turismo de Barreirinhas e Santo Amaro, municípios ao redor do destino. O recente reconhecimento dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco e sua popularização nas redes sociais são fatores que favoreceram o aumento de visitas.
Ainda não foi anunciado como essa limitação será aplicada e quando entra em vigor. Por enquanto, o ICMBio, as prefeituras dos municípios próximos e representantes das comunidades locais estão estudando os números. O objetivo é compreender a capacidade de fluxo ideal para visitação, e depois definir o limite de visitas diárias.
A possibilidade de controle já parece no edital que credencia operadores de turismo a trabalharem no parque.
Barreirinhas e Santo Amaro
As cidades próximas ao destino têm sido as mais impactadas pelo número de visitantes. Em 2021, Santo Amaro recebeu 61 mil pessoas, cifra que subiu para 297 mil no último ano segundo a prefeitura. O município hoje tem quase 20 mil moradores e recebe o triplo de turistas na alta temporada, de junho a agosto.
Vale lembrar: visitantes que vão a Santo Amaro pagam uma taxa de R$ 10 valida por três dias, além dos impostos sobre passeios turísticos.
Barreirinhas está em situação parecida. Com seus 65 mil habitantes, a maior cidade ao redor dos Lençóis recebeu mais de 361 mil pessoas em 2025.
Vídeos de turistas espantados com a situação viralizaram na internet. Durante a alta temporada, o fluxo de veículos em Santo Amaro impressiona. Dentro do parque, o circuito da Lagoa Bonita é um dos mais disputados, tendo sido impulsionado pela popularização de passeios bate-volta saindo de São Luís.
O caso faz parte de um crescimento do turismo em parques nacionais do Brasil, que ultrapassaram 12 milhões de visitantes em 2024. Embora um número comemorado pelo Ministério do Turismo, a situação expõe fragilidades nos destinos e impulsiona a criação de medidas, como taxas de preservação e limitações diárias.
Busque hospedagem nos Lençóis Maranhenses
Veja um guia completo dos Lençóis Maranhenses
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro






