Você já ouviu falar do The Velvet Sundown? Esta é uma banda que tem feito muito sucesso na atualidade, atingindo a impressionante marca de 500 mil ouvintes mensais no Spotify. Mas toda esta fama pode ser atribuída à inteligência artificial.
Nas últimas semanas, o grupo virou assunto nas redes sociais após internautas afirmarem que tanto os integrantes quanto as músicas foram gerados por IA. A falta de vídeos ou registros de shows ao vivo aumenta esta desconfiança.
Não existem registros de aparições públicas da banda
A banda The Velvet Sundown é formada pelo vocalista Gabe Farrow, o guitarrista Lennie West, o baixista Milo Rains e o percussionista Orion ‘Rio’ Del Mar. Segundo o próprio grupo, eles fundem texturas psicodélicas dos anos 1970 com alt-pop cinematográfico e soul analógico etéreo.
A arte dos discos e até as fotos dos membros apresentam um estilo visual que remete à inteligência artificial. Além disso, não há perfis ou pegada digital dos integrantes da banda, nem mesmo vídeos ou registros de shows ao vivo.
Em 2025, a suposta banda lançou dois discos nas principais plataformas de streaming musical. No Spotify, o grupo possui o selo de “artista verificado”. Já no Deezer, um alerta informa: “Algumas faixas neste álbum podem ter sido criadas usando inteligência artificial”.
Leia mais
Hollywood pressiona Casa Branca por direitos na era da IA
Fala AI: em breve, Amazon terá mais robôs que funcionários!
Regulamentação da IA: Brasil tem grande desafio pela frente
Grupo pode ter sido “fabricado”
Até o momento, a banda The Velvet Sundown não se manifestou sobre o assunto.
A falta de aparições públicas reforça a teoria de que ela não é real.
A única coisa que se sabe é que um terceiro disco, “Paper Sun Rebellion”, está previsto para ser lançado em 14 de julho deste ano.
Segundo reportagem da Folha de São Paulo, a criação digital de grupos e cantores que não existem não é algo inédito.
Estas bandas costumam ser “alimentadas” com músicas gravadas por diferentes artistas reais.
Tudo isso faz parte de uma estratégia para dominar os algoritmos das plataformas de streaming.
Em outras palavras, são perfis feitos sob medida para dominar playlists populares e potencializar o alcance na internet.
O post Banda que teria sido criada por IA chega a meio milhão de ouvintes mensais apareceu primeiro em Olhar Digital.