Amsterdã: Rijksmuseum anuncia novo jardim de esculturas aberto ao público

O Rijksmuseum em Amsterdã, conhecido como o maior museu da Holanda, anunciou a construção de um novo jardim de esculturas. As obras ficarão em frente a três pavilhões integrados por uma grande praça, do outro lado do canal Boerenwetering — próximo ao edifício principal do museu. O acesso será gratuito durante o dia, embora o horário de funcionamento ainda não tenha sido divulgado.

Essa extensão se chamará Pavilhão e Jardim Dom Quixote, uma homenagem à Don Quixote Foundation, maior benfeitora privada do museu. Para a execução da obra, a fundação doou € 60 milhões e cedeu esculturas em regime de empréstimo de longo prazo.

Os edifícios — em estilo da Escola de Amsterdã, conhecida pelos tijolos avermelhados — serão adaptados para receber exposições internas pelo escritório de arquitetura britânico Foster + Partners. O jardim será assinado pelo arquiteto belga Piet Blanckaert, especializado em paisagismo.

Segundo Taco Dibbits, diretor-geral do museu, o foco será em obras modernas. A exibição permanente conta com produções do escultor suíço Alberto Giacometti, a artista franco-americana Louise Bourgeois (conhecida por suas esculturas de aranhas gigantes), o escultor americano Alexander Calder, o pintor alemão-francês Jean Arp, a artista americana Roni Horn e o escultor britânico Henry Moore.

Além das obras, o espaço receberá novas plantas. Mais de vinte árvores maduras e diversas flores nativas serão plantadas durante a composição do jardim.

Continua após a publicidade

Ainda não foi divulgada a data de início das obras, mas a gestão do Rijksmuseum prevê que o jardim seja inaugurado ao final deste ano.

Jardim terá obras internacionais com foco em arte modernaRijksmuseum/Foster + Partners/Divulgação

O museu

Inaugurado em 1885 em Amsterdã, o Rijksmuseum nasceu para exaltar a arte holandesa. Com obras de artistas renomados, como Rembrandt, Vermeer e Van Gogh, suas galerias reúnem mais de 800 anos de história artística do país, contendo pinturas como a famosa Ronda Noturna de Rembrandt.

Continua após a publicidade

As mais de oito mil obras em seu acervo e a grandiosidade do edifício atraem um público internacional. Por isso, é importante garantir o ingresso antes de visitar — o espaço enche e os visitantes costumam ficar no mínimo duas horas por lá.

Busque hospedagem em Amsterdã

Leia tudo sobre Amsterdã

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Resolva sua viagem aqui

Reserve hospedagem no Booking

Reserve seu voo

Reserve hospedagem no Airbnb

Ache um passeio na Civitatis

Alugue um carro

Publicidade