UpScrolled: conheça a alternativa ao TikTok nos EUA

Conforme reportado pelo Olhar Digital, o TikTok oficializou sua nova operação nos Estados Unidos na semana passada – agora com a maior parte da gestão na mão de investidores norte-americanos. Mas, poucos dias, a plataforma já começou a apresentar erros.

Muitas pessoas notaram que o feed principal parou de sugerir vídeos interessantes, conteúdos demoravam para carregar e o sistema que aprova novas postagens parou de funcionar. A suposta censura a vídeos criticando o governo americano também não caiu bem com os usuários.

Nesse contexto, uma outra rede social aproveitou o espaço para crescer: o UpScrolled, plataforma recente que se tornou alternativa ao TikTok nos EUA.

TikTok teria ‘quebrado’ após cisão da ByteDance (Imagem: DANIEL CONSTANTE/Shutterstock)

UpScrolled teve boom nos downloads

O UpScrolled é uma rede social australiana lançada em 2025. Depois da mudança na gestão no TikTok, a plataforma teve um boom no número de downloads na App Store dos EUA: entre quinta-feira (22) e sábado (24), o aplicativo alcançou a quarta posição entre os mais baixados da loja.

De acordo com dados da Appfigures divulgados pelo The Verge, o UpScrolled registrou uma média de 14 mil downloads diários nesse período, um aumento de cerca de 29 vezes em relação ao seu patamar anterior.

O ‘boom’ foi suficiente para causar instabilidades no serviço. Em mensagem publicada na segunda-feira (26), a empresa escreveu: “Vocês chegaram tão rápido que nossos servidores não aguentaram”.

Rede social teve boom de downloads após falhas no TikTok (Imagem: Upscrolled/Divulgação)

O que é o UpScrolled?

A plataforma foi criada pelo empresário Isaam Hijazi, que tem cidadania palestina, jordaniana e australiana. O UpScrolled é descrito como um espaço “sem filtros”, que permite a publicação de fotos, vídeos e textos, além da troca de mensagens entre amigos.

A empresa defende que a rede foi projetada para não ocultar conteúdos nem favorecer determinados grupos ou temas. Além disso, as postagens são exibidas em ordem cronológica e organizadas por algoritmos simples, ao contrário dos algoritmos “complexos e manipuladores” usados por outras companhias de redes sociais.

Na apresentação, o UpScrolled garante ser um espaço onde “cada publicação tenha uma chance justa de ser vista”.

Upscrolled une fotos, vídeos e textos a troca de mensagens (Imagem: Upscrolled/Divulgação)

Investigação no TikTok

A migração de usuários ocorre em paralelo a uma investigação anunciada pelo governador da Califórnia, Gavin Newsom, sobre as possíveis práticas de censura no TikTok. Na terça-feira (27), Newsom afirmou que seu gabinete abriu apurações após os relatos de dificuldades para publicar vídeos criticando o presidente Donald Trump.

As queixas surgiram depois da morte do enfermeiro Alex Pretti, baleado por agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) durante um protesto em Minneapolis. Usuários relataram que vídeos sobre o caso foram bloqueados, receberam menos visualizações do que o habitual ou passaram por processos de moderação.

O TikTok negou as acusações e atribuiu os problemas a uma “falha em cascata dos sistemas” provocada por um corte de energia, afirmando que qualquer outra explicação seria imprecisa.

O post UpScrolled: conheça a alternativa ao TikTok nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.