NASA antecipa envio de astronautas da Crew-12 à Estação Espacial

A NASA antecipou o envio do novo grupo de astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS). O lançamento vai repor a equipe reduzida que atualmente opera no laboratório orbital. A missão SpaceX Crew-12, que seria lançada em 15 de fevereiro, está agora programada para decolar no dia 11 de fevereiro.

A antecipação foi possível após a SpaceX concluir os preparativos da cápsula Crew Dragon “Grace” e do foguete Falcon 9 antes do previsto. A urgência da missão aumentou após a partida antecipada da Crew-11 em 14 de janeiro, devido à primeira evacuação médica da história da ISS, deixando apenas três astronautas a bordo para conduzir manutenção e experimentos científicos.

Lançamento da missão SpaceX Crew-11. Crédito: SpaceX

A tripulação da Crew-12 é composta por:

Jessica Meir (NASA): Comandante da missão, em seu segundo voo espacial.

Jack Hathaway (NASA): Piloto, realizando seu primeiro voo ao espaço.

Sophie Adenot (Agência Espacial Europeia): Especialista de missão, também em sua primeira viagem orbital.

Andrey Fedyaev (Roscosmos): Especialista de missão, em sua segunda missão de longa duração. Ele substituiu o cosmonauta original Oleg Artemyev no início de dezembro.

Os astronautas da missão Crew-12 da SpaceX à Estação Espacial Internacional. Da esquerda para a direita: o cosmonauta Andrey Fedyaev, Jessica Meir e Jack Hathaway da NASA, e Sophie Adenot da Agência Espacial Europeia. (Crédito da imagem: NASA)

A missão terá uma duração excepcionalmente longa de nove meses, em vez dos seis meses habituais, para reajustar o calendário de rotações após o retorno precoce da Crew-11.

Lançamento de astronautas para à ISS

A janela de lançamento se abre às (8h de Brasília) do dia 11 de fevereiro, no Complexo de Lançamento 40 em Cabo Canaveral, Flórida. Caso condições climáticas ou técnicas impeçam o lançamento nessa data, a NASA definiu datas alternativas para 12 e 13 de fevereiro.

Leia mais:

NASA garante que emergência médica na Estação Espacial não muda cronograma da volta à Lua

NASA garante: vai construir usina nuclear na Lua até 2030

Como é viver na Estação Espacial Internacional?

Ao chegarem à ISS, os quatro novos membros se juntarão aos atuais residentes — o astronauta da NASA Chris Williams e os cosmonautas Sergey Kud-Sverchkov e Sergei Mikaev — restaurando a tripulação completa da estação para sete pessoas e garantindo a continuidade de um amplo programa de pesquisas científicas em microgravidade.

O post NASA antecipa envio de astronautas da Crew-12 à Estação Espacial apareceu primeiro em Olhar Digital.