A pequena cidade de Nuenen, nos Países Baixos, entrou no mapa dos apreciadores de arte como um dos lugares por onde Vincent Van Gogh passou já na década final de vida. Entre 1883 e 1885, o pintor viveu e trabalhou por ali, registrando em suas obras uma série de elementos da paisagem que ainda persistem no horizonte, mais de 140 anos depois.
Hoje, os trajetos percorridos por Van Gogh podem ser revisitados de uma forma bem holandesa: de bicicleta, seguindo uma rota temática que traça novamente seus passos, ao longo dos 40 km que conectam Nuenen à vizinha Eindhoven, uma das principais cidades do país.
História da rota
O trajeto busca recriar o caminho que Van Gogh fazia entre Nuenen e Eindhoven para dar aulas de pintura a três estudantes que viviam na cidade maior.
Lá, ele ensinava técnicas para registrar natureza morta nas telas, e também aproveitava para comprar materiais para seus próprios trabalhos – além de imprimir litografias daquilo que já havia produzido.
Rodas d’água de moinhos pintados por Van Gogh podem ser vistas no trajetoVisit Brabant/Divulgação
Curiosamente, para Van Gogh essa não era exatamente uma rota ciclística: ele fazia o trajeto a pé mesmo. Mas o caminho foi repensado para facilitar a viagem de quem deseja conhecer a região, além de incorporar o meio de transporte que se tornou um símbolo da mobilidade urbana nos Países Baixos.
Destaques do caminho (e como percorrê-lo)
A rota sugerida é um círculo que começa e termina na Estação Central de Eindhoven, passando por uma série de pontos entre a própria cidade e a vizinha Nuenen que foram relevantes para a vida e a obra de Van Gogh. Ao todo, o trajeto se estende por 40 km, que podem ser percorridos em cerca de 3h20.
Entre os destaques do caminho aparecem os moinhos d’água de Kollen e Opwetten, que foram eternizados em pinturas que Van Gogh fez quando residia na região. O primeiro foi inteiramente restaurado em 2003 para recuperar as características que tinha na época do quadro; e o segundo se destaca como a maior roda d’água da Holanda.
O trajeto passa por outros pontos de interesse, como a Casa de Anton Herman, um dos alunos de Van Gogh em Eindhoven, e a Igreja de Santa Catharina, que também foi objeto de seus desenhos.
Circuito é indicado por placas com a “Van Gogh Route”Visit Brabant/Divulgação
O ponto alto do circuito, porém, é a Van Gogh-Roosegaarde Cycle Path, que merece ser apreciada à noite: é um trecho de 600 metros que fica iluminado seguindo os padrões de ‘A Noite Estrelada’, uma das pinturas mais icônicas do pós-impressionista.
Detalhes sobre o trajeto e um mapa podem ser encontrados no site turístico da região de Brabant, onde fica a rota ciclística. Ao longo de todo o caminho, placas de trânsito que fazem parte do circuito também contam com uma identificação própria: basta ficar de olho na indicação “Van Gogh Route”, logo abaixo da sinalização padrão.
Leia tudo sobre os Países Baixos
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro





