Fevereiro talvez seja o mês mais cheio do ano. Nos próximos dias, podemos ter o maior lançamento espacial dos últimos 50 anos, com a Artemis 2, além de um alinhamento planetário e um eclipse do “anel de fogo”. Esses são apenas alguns dos eventos que te esperam (e o ano mal começou). Confira no Calendário Astronômico.
Lembrando que todas as datas e horários fornecidos têm como referência um observador em Brasília (DF) e podem variar ligeiramente de acordo com a localidade. Para verificar na sua região é recomendável usar aplicativos de orientação (como Star Walk, Stellarium ou SkySafari) para localizar rapidamente qualquer objeto celeste.
Leia mais:
O que acontece com o corpo de um astronauta quando ele está no espaço?
Como funciona um banheiro de astronauta?
Telescópio ultrapoderoso a ser instalado na Lua pode revolucionar a astronomia
Calendário astronômico em fevereiro de 2026
1 de fevereiro: A ULA lançará uma carga útil classificada em nome da Força Espacial dos EUA. A missão será lançada por um foguete Vulcan Centaur.
1 de fevereiro: Lua Cheia às 19h10.
6 a 11 de fevereiro: Artemis 2. Essa será a primeira missão tripulada do programa Artemis: a NASA vai lançar o foguete SLS com a cápsula Orion, levando quatro astronautas (Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e o canadense Jeremy Hansen) para uma viagem de cerca de 10 dias que não pousa na Lua — em vez disso, a Orion fará um sobrevoo (flyby) em uma trajetória de “ida e volta” ao redor da Lua, chegando a pouco acima da superfície, para testar, em espaço profundo, sistemas essenciais como suporte de vida, navegação, comunicações e operações da missão, antes de retornar e amerissar no Oceano Pacífico para resgate.
A missão tem datas reservadas em fevereiro para o lançamento. Caso não seja possível realizar o voo nesse mês, a NASA ainda pode usar dias selecionados em março e abril.
9 de fevereiro: Lua Minguante às 09h44.
12 de fevereiro: A Arianespace lançará um foguete Ariane 6 para colocar em órbita baixa da Terra um lote de satélites da megaconstelação Amazon Leo (anteriormente Projeto Kuiper).
17 de fevereiro: Eclipse solar anular, também conhecido como o fenômeno do “anel de fogo”, em que a Lua fica entre a Terra e o Sol, mas não o cobre totalmente, deixando um anel brilhante de luz ao redor do disco solar.
A faixa de anularidade, onde o anel de fogo será visível em sua forma completa, passa por regiões remotas da Antártica e áreas oceânicas próximas, sendo acessível apenas a poucos observadores que estejam nesses locais extremos.
Fora dessa faixa estreita, será possível observar o eclipse apenas de forma parcial — com o Sol parecendo ter “uma mordida” — em partes do extremo sul da América do Sul, no sul da África e em vastas áreas da própria Antártica; em outras partes do mundo, o eclipse não será visível localmente, incluindo o Brasil.
17 de fevereiro: Lua Nova às 09h03.
24 de fevereiro: Lua Crescente às 09h28.
28 de fevereiro: Alinhamento planetário. Nesse dia, vários planetas do Sistema Solar estarão visíveis próximos uns dos outros no céu noturno, formando um raro desfile ou alinhamento planetário logo após o pôr do sol. Cerca de seis planetas — Mercúrio, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno — estarão alinhados em uma mesma região do céu, e, em algumas descrições, o brilho da Lua ajudará a completar o espetáculo visual. Alguns desses planetas poderão ser vistos a olho nu (como Vênus, Júpiter, Saturno e Mercúrio), enquanto Urano e Netuno exigirão binóculos ou telescópio para serem observados.
O ideal é começar a observar cerca de 30 a 45 minutos após o pôr do sol, quando o céu escurece um pouco, mas antes que os planetas mais baixos desapareçam. Apps como Stellarium ou Sky Map ajudam bastante a localizar cada um a partir da posição exata em Brasília.
Ainda sem data em fevereiro
Crew-12: após a evacuação de emergência na Estação Espacial Internacional, a SpaceX e a NASA vão lançar a 12ª missão do programa, com uma nova tripulação rumo à ISS.
A missão inclui os astronautas da NASA Jessica Meir e Jack Hathaway, a astronauta da ESA (Agência Espacial Europeia) Sophie Adenot e o cosmonauta da Roscosmos Andrey Fedyaev.
O post Maior lançamento espacial do ano, alinhamento e eclipse no Calendário Astronômico de fevereiro apareceu primeiro em Olhar Digital.






