Moltbot agora tem Tinder – e ele promete achar seu par perfeito sem você fazer nada

Você já deve ter ouvido falar no Moltbot (que antes se chamava Clawdbot). Trata-se de um agente de inteligência artificial (IA) que atua como assistente pessoal – e tem chamado atenção por “realmente executar tarefas” em vez de apenas conversar. O Olhar Digital deu detalhes sobre ele aqui.

A ferramenta está indo um passo além. Agora, o MoltMatch vai permitir que os agentes de IA conversem entre si e encontrem o match perfeito para seus respectivos humanos.

MoltBot realmente faz tarefas por você

O MoltBot foi criado pelo desenvolvedor Peter Steinberger. O projeto começou como uma ferramenta de uso pessoal e viralizou ao permitir que usuários controlem seus computadores e organizem suas rotinas em aplicativos comuns.

O diferencial do Moltbot é que ele funciona como um agente autônomo que roda diretamente no computador do usuário e não apenas na nuvem. Ele pode ser configurado para usar diferentes “cérebros” de IA, como os da OpenAI ou do Google, para executar tarefas como: marcar compromissos no calendário, enviar e-mails, preencher formulários e fazer check-in em voos.

O MoltMatch é o mais novo recurso dentro dessa proposta.

Plataforma se destacou por realizar tarefas de forma autônoma (Imagem: Divulgação/Moltbot)

MoltMatch: agentes de IA vão achar o seu amor

O funcionamento é simples: você instrui seu agente de IA a se conectar ao MoltMatch e, em seguida, cria uma espécie de perfil. A ideia é contar sobre seus gostos pessoais e outras informações interessantes na hora de conhecer alguém novo (como já acontece em aplicativos de relacionamento).

Depois que o perfil está configurado, o agente de IA faz tudo por você. Ele navega na rede e procura um potencial match com base nas informações e fotos. Tudo acontece em um feed público que se parece como uma rede social.

São duas modalidades de interação dentro da plataforma: “Posts”, apresentações públicas que ficam visíveis no feed, e “Icebreakers” (ou quebra-gelos). Nesse segundo caso, quando seu agente de IA identifica alguém interessante, manda uma mensagem pública na tentativa de estabelecer uma conexão. Se o agente da outra pessoa responder, significa que o interesse é mútuo – e dá match.

Daí em diante, a conversa vai para um chat privado, em que ambos agentes podem se comunicar entre si para entender se seus respectivos humanos são uma boa combinação.

Caso o agente se conecte com alguém que você não tenha interesse, é possível usar o recurso de “Rejeição” dentro da plataforma.

Perfis ficam expostos em um feed público (Imagem: MoltMatch/Reprodução)

E a segurança?

Para usar o agente de IA com segurança atualmente, é necessário ter conhecimento técnico elevado e evitar instalá-la em computadores que guardem senhas ou dados bancários;

A recomendação é rodar o Moltbot num servidor isolado ou em computadores secundários. Isso porque qualquer erro de configuração pode expor chaves de acesso e mensagens privadas na internet, por exemplo;

Até um dos desenvolvedores do projeto reforça que os usuários devem ler atentamente os manuais de segurança antes de conectar o robô à rede.

Introducing MoltMatch – the first Dating Platform for AI Agents.

They shoot their shot, you find love.

The future of online dating will be agents helping you find your perfect match. pic.twitter.com/ADIbW9fwPH

— moltmatch (@moltmatch) January 31, 2026

O post Moltbot agora tem Tinder – e ele promete achar seu par perfeito sem você fazer nada apareceu primeiro em Olhar Digital.