Mitos e verdades sobre saúde oftalmológica

Usar óculos “vicia”, coçar os olhos faz mal, o celular vai acabar com a sua visão… Quando o assunto é saúde ocular, muitas informações assustam – e muitas podem não ser tão prejudiciais assim como parecem, enquanto outras precisam realmente ser difundidas!

Sim, os olhos pedem atenção constante, mesmo quando não dão sinais claros de alerta. E entender o que é fato e o que é exagero pode mudar a forma como você cuida da sua visão hoje e no futuro.

Para separar o fato do fake, conversamos com o oftalmologista Hallim Féres Neto, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e diretor técnico da Prisma Visão. Veja alguns dos mitos mais comuns sobre saúde oftalmológica!

1. Não usar óculos faz o grau aumentar

Essa é clássica! Mas, de acordo com o especialista, não passa de um mito. “Não usar óculos não aumenta o grau nem ‘estraga’ a visão de forma permanente”, diz Hallim. Segundo ele, o que acontece é um esforço maior dos olhos, que pode provocar dor de cabeça, ardência, cansaço visual e dificuldade de concentração, sintomas incômodos, mas passageiros.

Porém, quando falamos dos pequenos, é preciso atenção. “Em crianças, a falta de correção adequada pode interferir no desenvolvimento visual e no aprendizado”, diz o médico, reforçando que o uso dos óculos deve sempre seguir a orientação profissional.

2. Coçar os olhos faz mal

Coçar os olhos pode parecer um gesto automático, mas está longe de ser inocente. Esse hábito aumenta o risco de infecções e também pode machucar os olhos. Em pessoas predispostas, o problema é ainda maior. “Coçar os olhos está associado ao desenvolvimento ou à piora do ceratocone, uma doença que afina e deforma a córnea”, explica.

Quando a coceira é frequente, o ideal é investigar a causa. Alergias e olho seco costumam estar por trás do desconforto.

3. Telas causam danos permanentes à visão

O uso excessivo de telas preocupa – e com razão. Mas o impacto não é exatamente como muitos imaginam. “Até o momento, não há evidências fortes de que as telas causem danos estruturais permanentes aos olhos”, diz o oftalmologista. O problema mais comum é a chamada fadiga ocular digital.

Os sintomas incluem olhos secos, ardor, visão embaçada e dor de cabeça. Isso acontece porque piscamos menos diante das telas e forçamos a musculatura ocular ao focar de perto por muito tempo. Pausas regulares e boa ergonomia fazem diferença real.

4. Dormir maquiada afeta a saúde ocular

Chegar cansada e não retirar a maquiagem não prejudica apenas a saúde da sua pele: os olhos também sofrem. “Dormir maquiada aumenta a chance de blefarite, conjuntivites, obstrução das glândulas das pálpebras e outras infecções”, detalha o especialista. A limpeza deve ser feita antes de dormir, com produtos adequados para a área dos olhos ou shampoo neutro de bebê diluído em água morna, sempre com movimentos suaves.

Coçar os olhos faz mal? Óculos vicia? Desvendamos 5 mitos (e verdades) sobre a saúde dos olhos que ainda confundem – Crédito: FreePik

5. Só preciso ir ao oftalmologista quando sinto algo

Esse talvez seja o mito mais perigoso. “Muitos problemas oculares são silenciosos e só podem ser detectados com exames de rotina”, diz o especialista. Crianças devem passar por avaliação ainda nos primeiros anos de vida, adultos sem queixas precisam consultar a cada um ou dois anos e, após os 40, o ideal é uma avaliação anual para rastrear doenças como o glaucoma.

Cada fase da vida, um olhar diferente

A abordagem muda conforme a idade. Segundo o médico, o foco na infância é o desenvolvimento visual e como ele afeta o aprendizado. Na fase adulta, o acompanhamento se concentra em doenças como glaucoma e alterações da córnea. Já na terceira idade, o risco de catarata, degeneração macular e glaucoma aumenta, exigindo uma maior frequência de consultas.

Apesar disso, alguns cuidados são para todos. “Fazer pausas ao usar telas, manter boa iluminação, evitar coçar os olhos, usar óculos de sol com proteção UV, ter uma alimentação equilibrada e dormir bem são medidas fundamentais”, diz Hallim. Em resumo, o que faz bem para o corpo como um todo também favorece a saúde ocular.

A matéria acima foi produzida para a revista AnaMaria Digital (edição 1504, de 16 de janeiro de 2026). Se interessou? Baixe agora mesmo seu exemplar da Revista AnaMaria nas bancas digitais: Bancah, Bebanca, Bookplay, Claro Banca, Clube de Revistas, GoRead, Hube, Oi Revistas, Revistarias, Ubook, UOL Leia+, além da Loja Kindle, da Amazon. Estamos também em bancas internacionais, como Magzter e PressReader

Leia também:

O que é e como funciona a cirurgia de catarata?