Circuito das Águas Paulista: um breve panorama de cada cidade

O nome Circuito das Águas já entrega o que o visitante pode esperar das principais atrações deste roteiro que tem início ao lado de Campinas: o caminho é famoso por ser fonte de águas minerais, mas também abriga várias cachoeiras para quem busca um refresco em dias quentes.

A região integra nove municípios e se estende de Jaguariúna e Holambra, cidades mais próximas, até Socorro e Águas de Lindóia, as mais afastadas. O caminho revela desde atrações focadas em história e floricultura até turismo rural e ecoturismo. Veja, abaixo, algumas das atrações de cada cidade:

Holambra

Portal de HolambraAlexandre Pottes Macedo/Prefeitura de Holambra/Divulgação

Conhecida como “Capital das Flores”, Holambra ainda preserva a forte influência holandesa em sua formação, seja nas tradições ou na arquitetura típica ainda preservada. Embora esteja no Circuito das Águas, o ponto alto da visita são os campos floridos e, uma vez por ano, a Expoflora – maior exposição de flores e plantas da América Latina. Veja um guia de Holambra

Jaguariúna

Maria fumaça entre Campinas e Jaguariúna é uma das atrações do municípioMaria Fumaça Campinas/Divulgação

Entre Holambra e Pedreira, este município é parada para quem procura patrimônio histórico-ferroviário. Por lá você pode visitar fazendas centenárias, museus ferroviários e do tempo da economia cafeeira e ainda andar em um trem Maria Fumaça, composto de carros antigos restaurados.

Pedreira

Cristo Redentor de Pedreira é um dos cartões-portais do município no Circuito das Águas PaulistaEnio Prado/Wikimedia Commons

Continua após a publicidade

Ao lado de Jaguariúna, o município de Pedreira é conhecido como “cidade da porcelana” em função do comércio local. A cidade é cortada ao meio pelo Rio Jaguari, que é possível ser observado do Boulevard, no centro da cidade. Os lugares com maior interesse são o Morro do Cristo, de onde se tem uma vista linda da região, e o zoo-bosque municipal, que por ora está fechado ao público.

Amparo

Patrimônio arquitetônico de Amparo, como o prédio histórico da prefeitura, se destacaMgalves80/Wikimedia Commons

Em Amparo, a 16 km de Pedreira, destaca-se o turismo rural: a cidade possui antigas lavouras de café que preservam o cultivo agrícola e criação de animais, mas também parques ecológicos, vinícolas e o Polo Astronômico de Amparo. O patrimônio arquitetônico tombado da cidade também é um diferencial.

Monte Alegre do Sul

A “Fonte da Índia”, uma das atrações de Monte Alegre do SulChsalgado/Wikimedia Commons

Dotada de águas terapêuticas, Monte Alegre do Sul, a cidade logo ao lado de Amparo possui o Lago dos Patos, além de mais de dez fontes de água no centro da cidade, como a Fonte Bom Jesus e a Fonte da Índia.

Continua após a publicidade

O município fica às margens do Rio Camanducaia, que forma uma das atrações mais procuradas da cidade: a Cachoeira das Andorinhas. O lugar é formado por uma queda de dez metros e um grande poço para banho em frente a um paredão rochoso. Porém, o maior atrativo – e o que dá nome à queda d’água – é a revoada de andorinhas que é possível visualizar do local. Caso esteja buscando o espetáculo, ele ocorre por volta das 18h no inverno e, no verão, às 20h.

Serra Negra

Juntamente com Socorro, Serra Negra provavelmente é o município do Circuito das Águas mais recheado de balneários, além de fontes de águas minerais e roteiros rurais. Lá reside o Parque Ecológico Adib João Dib, que abriga a Cachoeira Santa Lídia. Também há a Cachoeira do Barrocão, com queda de quatro metros e um poço para banho adequado inclusive para crianças.

Lindóia e Águas de Lindóia

Balneário de Águas de Lindóia é um passeio turístico que une história e lazerEliria Buso/Divulgação

Cidades vizinhas e com nomes quase iguais, ambas fazem jus à fama de águas terapêuticas do Circuito. Enquanto em Lindóia chama a atenção o fato de lá ser extraída cerca de 40% da água mineral vendida comercialmente no país, é em Águas de Lindóia que pode-se ter acesso a algumas das termas e águas terapêuticas mais famosas do Brasil – o local possui um balneário municipal com diversas opções para banho. Para o ecoturismo, uma opção é visitar as trilhas da cidade com jipes nas montanhas, ou subir o Morro Pelado, formação a 1.400 metros de altura, entre Minas Gerais e São Paulo.

Continua após a publicidade

Socorro

Junto à Serra da Mantiqueira, Socorro é parada obrigatória para quem busca cachoeiras e grutas. Talvez a mais singular seja a Gruta do Anjo: a atração é uma antiga pedreira desativada em 1995, com diversos túneis com águas cristalinas e opção de passeios com pedalinho.

Ainda há a Cachoeira dos Sonhos, uma praia artificial com várias pequenas quedas e cercada de vegetação. Além disso, Camanducaia do Meio é outra alternativa bastante frequentada em Socorro, ideal para quem busca um local badalado e com bastante estrutura, já que fica dentro de um Hotel Fazenda Parque dos Sonhos com diversas outras atrações.

Newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Resolva sua viagem aqui

Reserve hospedagem no Booking

Reserve seu voo

Reserve hospedagem no Airbnb

Ache um passeio na Civitatis

Alugue um carro

Publicidade