Estrias são algo muito comum, sobretudo em mulheres gestantes ou por quem passou por rápidas mudanças de peso. Mas, para além do aspecto visual, o que também chama atenção é a coceira persistente que essas cicatrizes apresentam na pele. A seguir, entenda por que isso acontece e o que fazer para aliviar este sintoma desagradável.
O que são estrias e por que elas coçam tanto?
Estrias são, essencialmente, cicatrizes: marcas lineares que surgem após o rompimento brusco de fibras de colágeno e elastina dentro da pele. Quando vermelhas ou roxas, estão numa fase mais inflamatória, o que explica a coceira; já quando brancas, estão mais maduras e não coçam.
Elas aparecem por diferentes motivos:
Gravidez;
Ganho ou perda rápida de peso;
Aumento acelerado de massa muscular;
Crescimento acelerado durante a puberdade.
Basicamente, a camada média da pele (derme) se expande muito rápido, as fibras de colágeno e elastina se rompem, e isso gera uma cicatriz que, mais tarde, ficará aparente na região superficial da pele. Ademais, mudanças hormonais e características genéticas também influenciam no aparecimento das estrias.
Por que as estrias coçam?
Quando uma região do corpo é lesionada, o sistema fisiológico entra em ação rapidamente para reparar o dano recebido. Durante esse processo, a região em cicatrização pode coçar; então, não importa se é um arranhão no joelho ou uma estria na barriga, ambos vão coçar.
Durante o reparo de uma lesão, o corpo envia sangue, células de cicatrização e libera agentes químicos que proporcionam uma inflamação local controlada — tudo isso para consertar a pele. Contudo, essas substâncias têm “efeitos colaterais”, que irritam os nervos da pele e proporcionam sintomas como dor, ardor, formigamento e coceira.
Enquanto a pele é reparada, toda a terminação nervosa desta região específica se encontra mais sensível. Então, qualquer estímulo mais inflamatório pode gerar muita coceira. Desta forma, é fácil perceber que quando o corpo coça após uma lesão, é porque está tentando cicatrizar.
No caso das estrias, elas costumam aparecer em regiões extensas e onde a pele se encontra mais fina ou sensível — e essa pele esticada costuma ser mais ressecada. Assim, ressecamento + inflamação é igual a uma coceira incessante.
Leia mais:
Lipoaspiração: o que é, quais os riscos e benefícios para a saúde?
Fim da acne? Vacinas estão a caminho!
O que é PMMA e quais os riscos à saúde?
Como tratar a coceira das estrias?
Em casa, o principal hábito que pode auxiliar na coceira é a hidratação intensa da pele lesionada. Por isso, é ideal investir em cremes que hidratam diferentes camadas da pele e ainda a selam com agentes oclusivos. Óleos corporais também são indicados.
Como remover estrias?
Para além de hidratar, é possível utilizar ativos que estimulam a produção de colágeno e consultar um médico dermatologista para avaliar a possibilidade de receber um procedimento estético próprio para estrias.
O estímulo de colágeno alinhado com um procedimento estético bem-feito são essenciais para fazerem as estrias sumirem ao passo que melhora a textura da pele.
O post Por que estrias coçam tanto? apareceu primeiro em Olhar Digital.






