Um dia após anunciar a versão beta do Android 17, o Google voltou atrás e desistiu da liberação da versão. A informação foi levantada pelo 9to5Google e confirmada pelo Android Police junto ao Google. Segundo informações da big tech, mudanças de última hora forçaram o adiamento.
Um porta-voz da empresa afirmou que o “Android Beta 17 chegará em breve, mas não hoje [quinta-feira, 12]”. Além disso, nada consta sobre o beta no blog do Android Developers e nem no portal oficial de desenvolvedores.
Nova versão para desenvolvedores
Uma das principais novidades está no modelo de distribuição das versões de pré-lançamento. A empresa deixou de oferecer betas específicas para desenvolvedores e passou a adotar um canal contínuo chamado Canary, nos moldes do que já utiliza no Chrome. Com isso, recursos e APIs passam a ser liberados assim que são aprovados nos testes internos, sem necessidade de espera.
Segundo o Google, o novo canal também permitirá atualizações over-the-air – um método de distribuição digital que facilita o lançamento das atualizações. Ele tende a simplificar o fluxo de trabalho dos desenvolvedores e facilitar os testes de aplicativos em versões mais recentes do sistema.
O que virá no Android 17 beta?
A atualização traz ajustes de desempenho, novos recursos voltados a apps de mídia e câmera, e mudanças estruturais na forma como desenvolvedores acessam APIs e funcionalidades inéditas.
A companhia afirmou que pretende estabilizar a plataforma até março, com lançamento oficial do Android 17 previsto para o segundo trimestre de 2026.
Leia mais:
6 funções do Android que você deveria usar com mais frequência
8 funções no Android que podem aprimorar a sua navegação no celular
Funções do Android que quase ninguém usa e economizam horas por semana
No campo da usabilidade, o Android 17 deve impactar especialmente dispositivos com telas maiores;
A nova versão restringe a possibilidade de desenvolvedores desativarem regras de redimensionamento e orientação;
Na prática, apps não poderão mais forçar formatos fixos de tela, medida que pretende melhorar a experiência em tablets e aparelhos dobráveis, que operam com múltiplos tamanhos de janela e diferentes orientações;
O sistema também amplia as capacidades relacionadas à câmera;
Entre as adições, estão APIs que suavizam as transições entre sensores e ajustes no gerenciamento de volume entre aplicativos para manter níveis sonoros mais consistentes;
O controle sobre áudio executado em segundo plano também foi reforçado.
Em termos de desempenho, o Android 17 promete reduzir a ocorrência de quadros perdidos, aprimorar o mecanismo de coleta de lixo responsável pela limpeza de memória e melhorar a estabilidade geral. A conectividade Wi-Fi também recebe atualizações, com recursos voltados à detecção de proximidade e descoberta segura de dispositivos.
O post Android 17: Google volta atrás e desiste de liberação do beta apareceu primeiro em Olhar Digital.




