Brad Pitt x Tom Cruise? Vídeo gerado por IA vira caso de violação de direitos autorais

A Motion Picture Association (MPA), entidade que representa os principais estúdios de Hollywood, acusou o serviço chinês de geração de vídeos de IA Seedance de promover uso não autorizado de obras protegidas por direitos autorais nos Estados Unidos. A crítica surgiu após a circulação de um trecho realista retratando uma luta entre Tom Cruise e Brad Pitt.

O vídeo, gerado pelo modelo Seedance 2.0 – desenvolvido pela ByteDance, empresa dona do TikTok -começou a se espalhar nas redes sociais no início da semana. As imagens retratam os dois atores brigando na cobertura de um prédio, em uma sequência com qualidade visual comparável à de produções cinematográficas.

Em comunicado divulgado na madrugada de sexta-feira (13), o presidente da MPA, Charles H. Rivkin, afirmou que o software chinês teria promovido uso indevido em larga escala de conteúdos protegidos por copyright. A associação representa estúdios como Disney, Universal, Warner Bros. e Netflix.

Segundo a entidade, o lançamento de um serviço de geração de vídeos sem mecanismos robustos para impedir falsificações digitais representa desrespeito às leis de direitos autorais e ameaça empregos ligados à indústria criativa nos EUA.

Seedance 2.0 chamou atenção por sua capacidade de criar vídeos hiperrealistas (Imagem: Divulgação)

Seedance 2.0 viralizou

O Seedance 2.0 foi disponibilizado recentemente em versão de teste limitada na China. Apesar do acesso restrito, os vídeos ganharam ampla visibilidade online, alimentando debates sobre os limites do uso de IA na criação de imagens realistas envolvendo figuras públicas e propriedades intelectuais.

Conforme reportado pelo Olhar Digital, até Elon Musk ficou impressionado com as capacidades do modelo.

Segundo a AFP, até agora, a ByteDance não comentou publicamente as acusações da MPA.

O post Brad Pitt x Tom Cruise? Vídeo gerado por IA vira caso de violação de direitos autorais apareceu primeiro em Olhar Digital.