Pré-estreia de trem turístico celebra retomada da ferrovia entre São Paulo e Minas Gerais

Nos dias 5 e 6 de julho, a antiga Estrada de Ferro Minas e Rio volta a ganhar vida com o Expresso Mantiqueira. O trem fará sua pré-estreia partindo da estação central de Cruzeiro, no Vale do Paraíba e seguirá até a estação Rufino de Almeida, no pé da Serra da Mantiqueira, totalizando um percurso de 12 km (ida e volta).

A viagem será feita a bordo de uma locomotiva diesel-elétrica de 1958, conectada a um carro jardineira com capacidade para 52 passageiros. O percurso leva cerca de 1h30, com ingressos vendidos no local por R$ 50 por pessoa. Estão previstas de quatro a cinco saídas por dia, com a primeira às 9h30 e a última por volta das 17h30.

Em 2022, a ferrovia já estava sendo restaurada com planos de retomada da linha. A pré-estreia do Expresso Mantiqueira é, enfim, um passo visível na direção desse resgate histórico.

Projeto de recuperação histórica

A iniciativa é da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (Abpf), entidade sem fins lucrativos que lidera a restauração da ferrovia desde que recebeu a cessão do trecho pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em 2018. A obra foi feita com recursos próprios e doações, inclusive de peças cedidas pela CPTM, e demandou a limpeza e escavação de trilhos soterrados, instalação de dormentes e reforma da locomotiva, que teve de ser resgatada após anos de abandono.

A ferrovia chegou a ser desativada no início dos anos 1990. Mas seu papel é anterior: inaugurada em 1884, a linha recebeu a visita de Dom Pedro II e foi construída por investidores ingleses. Em 1932, teve papel estratégico na Revolução Constitucionalista, especialmente no Túnel da Mantiqueira – trecho que ainda não será percorrido, mas sua recuperação é uma das metas da associação.

Continua após a publicidade

Planos futuros

O plano da Abpf é religar Cruzeiro, em São Paulo, a Passa Quatro, em Minas Gerais, onde já opera o Trem da Serra da Mantiqueira. A ideia é que os dois trajetos se conectem, passando pelo Túnel da Mantiqueira de 998 metros.

Chegar até o túnel exige restaurar 24 km de trilhos, trocar dormentes e reconstruir passagens. A entidade calcula que serão necessários mais de 114 mil pregos para viabilizar o trajeto completo.

Evento sobre trilhos

A pré-estreia do Expresso Mantiqueira coincide com o 1º Encontro de Ferromodelismo de Cruzeiro, evento gratuito que acontece na estação central. A programação inclui exposição de materiais históricos da ferrovia e venda de produtos voltados ao ferromodelismo.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Resolva sua viagem aqui

Reserve hospedagem no Booking

Reserve seu voo

Reserve hospedagem no Airbnb

Ache um passeio na Civitatis

Alugue um carro

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade