Como seus dados podem gerar uma fortuna para as redes sociais

Nossos celulares estão repletos de aplicativos, sendo muitos deles gratuitos. Mesmo assim, eles rendem enormes quantias de dinheiro para as empresas desenvolvedoras. Sabe como? Coletando as suas informações.

Estes dados servem para personalizar anúncios e conteúdo, aumentando o retorno financeiro para estas empresas de tecnologia. Além disso, em alguns casos, estas informações podem ser vendidas para outras companhias.

Seus dados podem estar sendo coletados quando você usa um aplicativo (Imagem: F01 PHOTO/Shutterstock)

Coleta de informações se tornou muito mais refinada

Em artigo publicado no portal The Conversation, os professores Kassem Fawaz e Jack Oeste, da Universidade de Wisconsin-Madison, explicam que estas coletas não são um segredo para ninguém.

A Meta, por exemplo, vale US$ 1,48 trilhão e cerca de 98% de seus lucros vêm de publicidade, que aproveita os dados de usuários de mais de 7 bilhões de usuários mensais.

Os pesquisadores afirmam que antes que os telefones celulares ganhassem aplicativos e as mídias sociais se tornassem onipresentes, as empresas realizavam pesquisas demográficas em larga escala para avaliar o desempenho de um produto e obter informações sobre os melhores lugares para vendê-lo.

Eles usavam as informações para criar anúncios segmentados grosseiramente que colocaram em outdoors, anúncios impressos e comerciais de TV.

Com a chegada das novas tecnologias, no entanto, a coleta de informações se tornou muito mais refinada e tem um custo muito menor.

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Como se proteger?

Ao criar uma conta em um aplicativo ou plataforma de mídia social, você fornece à empresa proprietária informações como idade, data de nascimento, sexo identificado, localização e local de trabalho. Esses dados são valiosos porque permitem que os anunciantes segmentem dados demográficos específicos.

Os anunciantes podem descobrir quanto tempo você gastou lendo uma postagem no Facebook ou que gastou mais alguns segundos em um determinado vídeo do TikTok. Essas informações de atividade informam os anunciantes sobre seus interesses.

Meta é um dos exemplos de como se pode ganhar dinheiro coletando informações dos usuários (Imagem: Ink Drop/Shutterstock)

Mas saiba que existem formas de impedir essa coleta de dados. Uma das recomendações é ler a política de privacidade de cada aplicativo ou plataforma de mídia social que você usa. Embora os documentos possam ser longos, tediosos e às vezes difíceis de ler, eles explicam como as plataformas de mídia social coletam, processam, armazenam e compartilham seus dados.

Verifique uma política certificando-se de que ela possa responder a três perguntas: quais dados o aplicativo coleta, como ele coleta os dados e para que os dados são usados. Se você não conseguir responder a todas as três perguntas lendo a política ou se alguma das respostas não for adequada para você, considere ignorar o aplicativo até que haja uma mudança em suas práticas de dados.

Artigo publicado no The Conversation

É possível remover algumas permissões de aplicativos (Imagem: miss.cabul/Shutterstock)

Também é possível remover permissões desnecessárias de aplicativos móveis para limitar a quantidade de informações que eles coletam. Outra opção é usar janelas privadas ou VPNs, o que limita as informações que podem ser coletadas.

Por fim, pergunte a si mesmo se você realmente precisa de todos os aplicativos que estão no seu telefone. E ao usar as mídias sociais, considere quanta informação você deseja revelar sobre si mesmo ao curtir e comentar postagens, compartilhar atualizações sobre sua vida, revelar locais que visitou e seguir celebridades de que gosta.

Artigo publicado no The Conversation

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