Tesla terá de reembolsar cliente por quebrar promessa de direção autônoma

A Tesla foi obrigada a reembolsar um cliente pelo pacote de Direção Autônoma Completa (FSD, na sigla em inglês) após um processo de arbitragem, que concluiu que a montadora não entregou o serviço prometido, como informa o Electrek.

A decisão representa um marco, em meio à crescente frustração de consumidores que pagaram entre US$ 8 mil e US$ 15 mil (R$ 43,90 mil e R$ 82,32 mil, na conversão direta) por um recurso que ainda não oferece autonomia real.

Caso expõe falhas do sistema de direção autônoma e obriga montadora a cobrir taxas legais (Imagem: FPCreative Stock/Shutterstock)

Tesla prometeu direção autônoma em sistema que não tem tal capacidade

Desde 2016, a Tesla afirma que seus veículos possuem o hardware necessário para direção autônoma, a ser ativado futuramente por atualizações de software;

No entanto, diversas atualizações de hardware foram necessárias ao longo dos anos, incluindo a transição dos computadores HW2 e HW2.5 para o HW3, e agora para o HW4 — este último ainda com resultados duvidosos;

O CEO, Elon Musk, chegou a admitir, este ano, que o HW3 não é suficiente para suportar direção totalmente autônoma.

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Elon Musk já admitiu que sistema atual ainda não está pronto para a direção completamente autônoma (Imagem: miss.cabul/Shutterstock)

Quem é o cliente que processou a empresa

O caso em questão envolve Marc Dobin, dono de um Model Y 2021, que adquiriu o FSD por US$ 10 mil (R$ 54,88 mil) com a esperança de que o recurso ajudasse sua esposa, com mobilidade reduzida, como o mesmo conta em um blog pessoal.

Dobin nunca conseguiu ativar o sistema devido às exigências da Tesla, como a “pontuação de segurança”, que não foi previamente divulgada. Além disso, o recurso exigia supervisão constante do motorista, contrariando a promessa de direção sem supervisão.

Dobin, advogado experiente em arbitragem, enfrentou a Tesla durante quase um ano. A montadora apresentou uma testemunha técnica despreparada, que não soube responder às perguntas sobre o veículo ou o contrato.

O árbitro concluiu que o recurso não era funcional, operacional ou disponível, obrigando a Tesla a reembolsar US$ 10 mil (R$ 54,88 mil) mais impostos e pagar cerca de US$ 8 mil (R$ 43,90 mil) em custos processuais.

Esse episódio evidencia os riscos legais e a crescente perda de confiança dos consumidores diante das promessas não cumpridas da Tesla em relação ao FSD.

Cliente comprou o FSD para dar independência à esposa, mas nunca conseguiu usá-lo (Imagem: jetcityimage/iStock)

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