Triciclos não são exatamente populares no Brasil. Quando você ouve falar em um veículo desses, a primeira coisa que deve vir à sua cabeça é: brinquedo de criança.
Em outros países, porém, os triciclos são itens para todas as idades. Na Alemanha, por exemplo, ele acabou se popularizando entre os idosos, sobretudo pelas mãos da empresa Hase Bikes.
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A Hase Bikes nasceu na cidade de Bochum em 1994. De lá para cá já lançou diversos modelos, que variam de triciclos a bicicletas, passando pelas e-bikes e os chamados e-trikes.
O produto mais antigo e tradicional do catálogo é o triciclo Kettwiesel, que acaba de ganhar uma versão turbinada – e elétrica – a partir de uma parceria da Hase com a também alemã Bosch.
Mais sobre o veículo
O motor central Bosch Performance Line CX gera 100 Nm de torque e pode amplificar o esforço do pedal em até 400%.
O triciclo elétrico também conta com uma bateria Bosch PowerPack de 545 Wh.
A Hase não fala na autonomia dessa bateria, mas é possível acompanhar os níveis em um pequeno visor no guidão.
Há modelos, aliás, com o guidão tradicional (na frente) e com hastes laterais (como se fosse um carrinho de rolemã).
Os compradores também podem configurar as opções de assento de acordo com suas necessidades.
Você pode alongar ou diminuir o veículo, além de ajustar o assento (com quadro que varia de 162 cm a 227 cm).
Isso dá uma flexibilidade grande aos motoristas, que podem aumentar a área de transporte/armazenamento entre viagens.
A Hase afirma que seus triciclos podem transportar cargas de até 140 kg, incluindo o piloto.
Há também um bagageiro disponível, que fica atrás do assento, e é projetado para transportar até 30 kg.
A Kettwiesel One Plus vem ainda com um cubo de marchas Enviolo Automatiq Trekking de fábrica.
As três rodas têm 20 polegadas de diâmetro e usam pneus Schwalbe Marathon Plus.
A potência de frenagem é fornecida por um freio a disco mecânico na dianteira e freios a disco hidráulicos na traseira.
O veículo, por fim, possui iluminação dianteira e traseira inclusas para visibilidade no trânsito, e há um para-lama completo acima de cada roda.
Preço e condições
A Kettwiesel One Plus custa a partir de € 10.600 (cerca de US$ 12.500). Fazendo a conversão para o real, estamos falando em algo na casa dos R$ 70.000.
Sim, é extremamente caro para um triciclo, principalmente para nós, brasileiros, que vemos o veículo como um brinquedo para crianças apenas.
Para o público alemão, no entanto, o e-trike da Hase pode ser o veículo de transporte da pessoa, principalmente do idoso, o que justifica um investimento do tipo.
Acessórios como bolsas de carga, espelhos e equipamentos para motociclistas com necessidades especiais também estão disponíveis na Hase, mas são vendidos separadamente.
Não há informações sobre a distribuição desses veículos pelo Brasil. A opção, portanto, seria importar, mas os altos impostos tornam essa possibilidade pouco atrativa.
As informações são do New Atlas.
O post Triciclo alemão antigo ganha nova versão turbinada; veja! apareceu primeiro em Olhar Digital.