Atividade física no inverno: veja como praticar com segurança

Com a chegada do inverno, manter a rotina de atividade física é fundamental para a saúde física e mental. A prática regular de exercícios aliada a uma boa alimentação, hidratação e hábitos saudáveis, fortalece o sistema imunológico, melhora o humor, auxilia no controle do peso e contribui para a prevenção de diversas doenças.

Dados da Universidade de North Dakota, nos Estados Unidos, reforçam que a prática de exercícios em ambientes frios pode, inclusive, aumentar o gasto calórico, já que o organismo demanda mais energia para manter a temperatura corporal.

No entanto, o estudo destaca que esses benefícios estão diretamente condicionados aos cuidados adequados e ao acompanhamento médico, que garante uma prática segura e adaptada às necessidades de cada pessoa.

“Durante os dias mais frios, o corpo leva mais tempo para atingir a temperatura ideal no frio. Por isso, é necessário adotar novos hábitos na rotina esportiva para que a prática continue trazendo benefícios, sem desconforto e sem riscos à saúde muscular, respiratória e cardiovascular”, alerta Thiago Piccirillo, clínico geral da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Leia também

Saúde

Estudo: atividade física é segura para quem tem cardiopatia congênita

Saúde

5 dicas para praticar atividade física na gravidez com segurança

Saúde

4 atividades físicas e o pré-treino ideal para cada uma delas

Claudia Meireles

Médico diz como deve ser a prática de atividade física por hipertensos

Embora praticar atividade física no inverno possa ser desafiador, as dificuldades podem ser facilmente superadas com ajustes simples na rotina. Seguindo as orientações adequadas, é possível se exercitar de forma segura, confortável e aproveitar todos os benefícios que a prática esportiva oferece, inclusive nesta época do ano.

A seguir, o médico lista os principais cuidados para se exercitar no inverno com segurança e bem-estar.

Faça um bom aquecimento

O frio provoca rigidez muscular e menor elasticidade nas articulações. Por isso, o aquecimento se torna indispensável para preparar o corpo. Essa etapa melhora a circulação, eleva a temperatura corporal e reduz significativamente o risco de lesões, distensões e contraturas.

Veja todas as dicas na matéria completa no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!