Afinal, o que é um console? Entenda sua conexão com videogames

Você já deve ter lido ou escutado o termo console em algum lugar, não é mesmo? Mas será que você realmente sabe o que é esse item, qual é a sua história e qual é a sua conexão com os videogames? Nas próximas linhas, o Olhar Digital traz todos os detalhes sobre essa palavra e o seu verdadeiro significado. 

O que é um console e qual sua conexão com videogames?

Basicamente, o console é como se fosse um microcomputador desenvolvido para rodar diversos jogos de maneira eficiente. Ele é composto por um processador (CPU), placa gráfica (GPU), armazenamento (SSD ou HD), memória RAM, placa-mãe e conexões, além do sistema de resfriamento. 

Leia mais:

5 motivos para você comprar um console em vez de um PC Gamer

O que fazer com consoles antigos? Confira 5 sugestões criativas

4 motivos para jogar no PC ao invés dos consoles

Ele funciona por meio da conexão com uma tela e permite que o usuário controle os personagens do game por meio de controles físicos ou comandos por movimento. Mas esse não é o famoso videogame? Na verdade, não exatamente. Porém, ele está totalmente ligado a esse item.

É muito comum ouvir pessoas chamarem os consoles de videogames. No entanto, o termo videogame faz referência ao jogo eletrônico que é rodado no console. Por isso, o uso do nome correto (console) está se tornando cada vez mais comum e o outro (videogame) está em desuso. 

Historicamente, os primeiros consoles foram criados na década de 1970, trazendo jogos com gráficos simples e básicos. Porém, com o passar dos anos, a indústria dos games foi crescendo cada vez mais e atualmente o mercado conta com consoles extremamente potentes, versáteis e conectados. 

Muitos desses dispositivos também podem funcionar como uma central de entretenimento, pois neles o usuário consegue acessar serviços de streaming, redes sociais e outros conteúdos. 

Quais são os tipos de consoles?

Atualmente há os consoles de mesa, que são aparelhos fixos que possuem conexão com a TV, têm hardware robusto para a execução de gráficos avançados e games exigentes. São ótimos para quem deseja jogar em casa e ter experiências imersivas. Entre os principais estão:

PlayStation 5 no lado esquerdo da imagem e o jogo The Last Of US do outro lado
(Montagem: Olhar Digital)

PlayStation: equipamento da Sony com SSD ultrarrápido, suporte a 4K e opções de games exclusivos;

Xbox: console da Microsoft que oferece excelente potência gráfica e integração com o Game Pass, um modelo de assinatura da Microsoft para quem tem um Xbox ou PC Windows. Ele dá acesso a diversos títulos clássicos, lançamentos do Xbox Studios e games indies. 

Há também os consoles portáteis, que são dispositivos com tela e controles integrados, excelentes para quem deseja jogar em qualquer ambiente. Alguns exemplos desse tipo de dispositivo são:

Jovem brincando com um console portátil Nintendo Switch
(Imagem: Juan Ci / Shutterstock)

Nintendo Switch: equipamento que pode ser utilizado como portátil ou de mesa, pois possui o modo TV;

ROG Ally: usado para jogar games de PC em qualquer lugar;

Steam Deck: equipamento da Valve que roda jogos de PC utilizando o sistema operacional Linux.

O outro tipo de console é diferente dos tradicionais, pois ele funciona por meio de serviços via streaming, não tendo a necessidade de um console físico para rodar jogos, podendo ser utilizado em servidores remotos e transmitido por meio da internet para smartphones, PCs e TVs. Veja exemplos:

Pessoa explorando as opções de jogos disponíveis no Xbox Game Pass
(Imagem: Arto Tahvanainen / Shutterstock.com)

PlayStation Plus Premium: tem a opção de streaming em diversos dispositivos;

Xbox Game Pass: permite que o usuário jogue games do catálogo direto na nuvem; 

Amazon Luna: funciona por meio do streaming da Amazon;

GeForce NOW: plataforma da Nvidia com games de PC em alta qualidade.

O post Afinal, o que é um console? Entenda sua conexão com videogames apareceu primeiro em Olhar Digital.