Maiores prédios do mundo impressos em 3D serão escolas no Catar

O Catar tem o maior projeto de construção com impressão 3D do mundo. Ele inclui a construção de 14 escolas públicas, das quais duas serão literalmente impressas. A dupla quebraria recordes em termos de tamanho para construções com esta tecnologia.

O projeto é liderado pela UCC Holding em parceria com a Autoridade de Obras Públicas do Catar. A empresa contratou a COBOD, especializada em construções 3D, que forneceu duas impressoras BODXL personalizadas com dimensões gigantescas: 50 metros de comprimento, 30 metros de largura e 15 metros de altura.

Escolas impressas em 3D cobririam área de 40 mil metros no Catar, diz empresa

Cada escola impressa em 3D cobriria uma área de 20 mil metros quadrados, o que totalizaria 40 mil metros quadrados, divulgou a UCC Holding. “Isso é 40 vezes maior do que o maior edifício impresso em 3D construído até hoje no mundo.”

Escolas estão sendo construídas com impressoras BODXL personalizadas e gigantes (Imagem: COBOD)

“Devido à natureza descentralizada da construção com impressão 3D, é extremamente difícil verificar a alegação”, aponta o site New Atlas. “Mas certamente são enormes e de fato as maiores que já vimos até o momento.”

As duas escolas foram projetadas como edifícios de dois andares em terrenos de 100 por 100 metros, informou a UCC Holding. Para a empresa, isso torna o projeto “um modelo sem precedentes de infraestrutura educacional preparada para o futuro no Catar e em toda a região”.

Equipe deve concluir construção das 14 escolas, inclusive as impressas em 3D, ainda em 2025 (Imagem: COBOD)

No entanto, um porta-voz informou que ainda não há imagens dos projetos disponíveis. Mas se sabe que as escolas são inspiradas nas formações naturais do deserto do Catar. Quando concluídas, elas terão paredes curvas e fluidas, em formatos semelhantes a dunas.

A construção das 14 escolas está prevista para ser concluída até o final de 2025. Por isso, mais detalhes devem ser divulgados nos próximos meses.

Leia mais:

Tecnologia 3D revela mistério de monumento da Grécia Antiga

Como funciona uma impressora 3D e quais seus tipos?

Quais os melhores softwares para modelagem 3D online

Resistente e portátil: conheça o prédio impresso em 3D mais alto do mundo

O Tor Alva, localizado na pequena vila de Mulegns, nos Alpes Suíços, é o prédio impresso em 3D mais alto do mundo, com 30 metros de altura.

A construção, idealizada por pesquisadores da ETH Zurique em parceria com a fundação cultural Fundaziun Origen, foi concluída após cerca de cinco meses de trabalho. O objetivo do projeto era demonstrar o potencial da tecnologia de impressão 3D na arquitetura.

Cúpula no topo do Tor Alva receberá apresentações e eventos (Imagem: Tor Alva/Reprodução)

A estrutura é composta por 32 colunas de concreto branco distribuídas por quatro andares. No topo, as colunas se afunilam formando uma cúpula, que será usada para apresentações e eventos culturais.

Além disso, o prédio conta com escadas internas e capacidade para 32 visitantes. Com isso, Mulegns, que possui apenas 11 habitantes, ganha uma nova atração arquitetônica e cultural.

Saiba mais sobre a construção e entenda um diferencial importante do Tor Alva nesta matéria do Olhar Digital.

O post Maiores prédios do mundo impressos em 3D serão escolas no Catar apareceu primeiro em Olhar Digital.