Os chamados chips cerebrais prometem ajudar pessoas com algum tipo de paralisia e podem mudar por completo a vida delas. Alguns dispositivos já foram implantados em humanos pela Neuralink, mas a empresa de Elon Musk pode ter um novo concorrente em breve.
Um artigo publicado na revista Nature detalha um novo sistema desenvolvido pela chinesa StairMed. Os dispositivos, chamados interfaces cérebro-computador (BCI), possuem menos sondas, sendo menores e menos invasivos.
Chips cerebrais são mais finos
Os chips cerebrais chineses contam com 64 sensores finos, com um centésimo da espessura de um fio de cabelo humano. Eles penetram no córtex neural e são acoplados a um dispositivo que pode ser carregado e transmitir informações sem fio.
De acordo com a StairMed, a tecnologia permitiu que um homem sem membros usasse o cérebro para jogar no computador. Apesar dos resultados promissores, ainda é necessário aprimorar o sistema para permitir um maior controle dos usuários.
O trabalho não é simples, mas a companhia conta com o apoio do governo da China. É importante ressaltar que Pequim considera os sistemas cérebro-computador como uma prioridade em inovação e incentiva investimentos na área.
Leia mais
China faz teste de chip cerebral e acirra disputa com EUA
Neuralink testa chip que faz macaco “ver” objetos invisíveis
Homem usa chip Neuralink para gravar e editar vídeo
Ideia é concorrer com a Neuralink
A maior empresa do mercado de chips cerebrais hoje é a empresa de Musk.
Até agora, cinco pacientes já receberam os dispositivos.
A companhia também já realizou diversos testes em animais, mas cerca de 1.500 deles acabaram morrendo.
Isso motivou críticas ao uso dos dispositivos.
Além disso, em um dos pacientes humanos os fios dos chips retraíram, reduzindo o número de eletrodos capazes de decodificar sinais cerebrais.
A Neuralink conseguiu restaurar alguma funcionalidade ajustando o algoritmo para aumentar a sensibilidade, mas o caso gerou ainda mais discussões sobre a segurança e eficácia das operações.
O post Chips cerebrais: Neuralink pode ganhar concorrente de peso apareceu primeiro em Olhar Digital.