Para facilitar o dia a dia de trabalho dos seus usuários, a Samsung conta com diversos aplicativos. Entre eles está o Samsung DeX, uma ferramenta que foi lançada em 2017 e pode conectar o seu dispositivo a uma tela e transformá-lo em um desktop.
Nas linhas a seguir, vamos apresentar todos os detalhes sobre esse app: o que é, como funciona, para que serve, quem pode utilizá-lo, como usá-lo e muito mais. Continue a leitura e confira!
Samsung DeX: o que é e para que serve?
O Samsung DeX é um aplicativo que permite ao usuário trabalhar por meio de um desktop apenas conectando o seu celular ou tablet a um equipamento com uma tela maior, como TV, monitor ou até mesmo um PC. O nome DeX é derivado de “Desktop Experience”.
Vale destacar que a ferramenta não funciona apenas como um sistema de espelhamento, pois ela adapta toda a interface do aparelho para as funcionalidades de um desktop, tudo muito semelhante a um PC. Na verdade, a tecnologia faz um trabalho no qual permite que você tenha uma segunda tela para realizar as suas tarefas de uma maneira prática e otimizada.
A ferramenta pode ser utilizada em diversos smartphones da linha Galaxy: S9, S10, S20, S21, S22, S22+, S22 Ultra e modelos ainda mais recentes. Também é possível encontrá-lo nos tablets das séries Galaxy Tab S4, S5e, S6, S7 e S8.
Leia mais:
Unpacked: Samsung anuncia Galaxy Z Fold 7, seu celular dobrável mais fino e leve até agora
Samsung anuncia One UI 8 com Android 16; veja se ele chegará para você
Quais são os celulares intermediários da Samsung em 2025?
Como usar a ferramenta?
De acordo com a Samsung, é possível utilizar os recursos do DeX simplesmente conectando sua Smart TV via Wi-Fi. Por exemplo, se você precisa fazer uma apresentação, basta pressionar o botão ‘DeX’ em seu dispositivo Galaxy (tablet ou smartphone), localizado no painel rápido, conectá-lo à Smart TV disponível no local e arrastar a sua apresentação para a tela da televisão.
Porém, vale destacar que os modelos anteriores ao Galaxy S20 precisam do acessório chamado DeX Station para realizar a conexão, um item que funciona como uma base onde se encaixa o celular e faz a conexão entre ele e o monitor ou a TV por meio de um cabo HDMI. Também é necessário que o dispositivo esteja ligado a um carregador USB-C.
Para usar a ferramenta no computador, acesse o site do Samsung DeX, baixe e instale o programa. Após isso, selecione o ícone DeX em seu dispositivo, toque no PC que você deseja se conectar e vá em “Iniciar agora”. Então, siga as instruções da tela para concluir a conexão.
Requisitos de sistema para executar o Samsung DeX no PC
Sistema operacional: Windows 10 (32/64 bits) ou superior;
CPU: processador Intel Core i3 de 2,4 GHz ou superior (o mais recomendado é o Intel Core i5 de 2,5 GHz ou superior);
Processador Qualcomm Snapdragon 8cx ou versão superior;
Memória RAM: 4 GB (recomendável 8 GB);
Espaço no disco rígido: mínimo de 500 MB;
USB: 1 porta USB 2.0 livre (recomendável ter o USB 3.0);
Resolução da tela: 1024 X 768, 32 bits ou superior.
Outro ponto relevante é que os sistemas operacionais macOS e Windows 7 deixaram de ter suporte para a conexão sem fio em 2021. Dessa maneira, os usuários que possuem computadores com esse sistema e querem usar o Samsung DeX, precisam comprar o Dex Station. Porém, quem tem o recurso instalado na máquina pode continuar utilizando-o normalmente, embora sem atualizações.
O post O que é o Samsung DeX? Veja para que serve o recurso e como ativar no celular apareceu primeiro em Olhar Digital.