Musk: SpaceX lança Starship em novo voo em “cerca de três semanas”

Na segunda-feira (14), Elon Musk, fundador e CEO da SpaceX, disse que a empresa espacial vai enviar a espaçonave Starship ao Espaço em três semanas, segundo o Space.com.

O mais poderoso foguete do mundo fará seu décimo voo, sendo o quarto de 2025. Dois estágios dele, o Super Heavy e o Ship, foram projetados para serem reutilizados.

Estágio superior do foguete Starship realizando queima do motor durante o voo 7 antes de enfrentar uma rápida desmontagem não programada – vulgo “explosão”; algo semelhante ocorreu no voo 8 (Imagem: Reprodução/X/Elon Musk)

Starship e sua “decolagem” na SpaceX

O lançamento do décimo voo tem sido meio “turbulento” para Starship e SpaceX;

O estágio superior da espaçonave explodiu em testes na Starbase, área de lançamento da SpaceX, em 18 de junho, enquanto a equipe preparava um teste de motor de pré-lançamento comum;

Segundo a SpaceX, a causa provável seria a falha de um tanque de nitrogênio pressurizado na área do “nariz” da Starship;

Agora, Musk e seus empregados trabalham em uma espaçonave “diferente” para decolar pela décima vez.

Leia mais:

Aprenda a fazer um site com esses 5 jogos!

Você usa IA no e-mail? Aprenda quando pode e quando é melhor evitar

O que causou a nova explosão da Starship?

Braços robóticos capturam o Super Heavy quando ele retorna à Terra (Imagem: SpaceX)

A Starship também enfrentou outros problemas recentemente. A nave foi perdida pela SpaceX nos voo 7, 8 e 9, lançados, respectivamente, em janeiro, março e maio.

Já o Super Heavy teve desempenho melhor. Por exemplo, nos voos 7 e 8, o propulsor voltou normalmente à base, onde os braços robóticos o agarraram e o colocaram de volta no chão.

O voo 9 foi o primeiro a reutilizar o Super Heavy, colocando o propulsor do voo 7 de volta às atividades. Contudo, ele se desfez durante o voo 9 sobre o Golfo do México.

A SpaceX estuda, ainda, adotar a estratégia de recuperação pelos braços robóticos do Super Heavy e do Ship a longo prazo, de modo que a reutilização dos estágios da Starship cada vez mais eficiente.

Propulsor Super Heavy retornando para a base de lançamento, em pouso histórico (Imagem: SpaceX)

México ameaça processar SpaceX por contaminação ambiental

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, declarou que seu governo avalia medidas legais contra a SpaceX, de Elon Musk, devido à contaminação e destroços lançados no território mexicano por foguetes disparados do sul do Texas, nos Estados Unidos.

Durante sua coletiva matinal nesta quarta-feira (25), Sheinbaum afirmou que o país está analisando possíveis violações do direito internacional para ingressar com ações judiciais. “De fato, há contaminação”, disse ela, referindo-se aos efeitos ambientais dos lançamentos próximos à fronteira.

Foguete da SpaceX explodiu recentemente

A declaração ocorre dias após um foguete Starship explodir durante um teste na base Starbase, sede da SpaceX no Texas.

A explosão gerou uma enorme bola de fogo, sendo mais um revés nos planos de Musk para missões interplanetárias.

Segundo Sheinbaum, autoridades mexicanas estão conduzindo uma “análise abrangente” sobre os impactos no estado fronteiriço de Tamaulipas, especialmente após os EUA autorizarem um aumento no número de lançamentos anuais da Starship — de 5 para 25 — ignorando críticas de ambientalistas sobre riscos à fauna local, como tartarugas marinhas e aves costeiras.

Leia a matéria completa aqui

O post Musk: SpaceX lança Starship em novo voo em “cerca de três semanas” apareceu primeiro em Olhar Digital.