5 recursos do Windows para desativar e aprimorar o PC

O seu PC está apresentando lentidão? Se sim, saiba que algum recurso do Windows no qual você não utiliza pode estar atrapalhando o desempenho do computador. Porém, a notícia boa é que é possível desativá-lo. A seguir, o Olhar Digital listou 5 funcionalidades para desativar e aprimorar o seu equipamento.

5 funcionalidades do Windows para desativar e aprimorar o PC

Cada uma das funcionalidades abaixo podem ser utilizadas por você. Por isso, antes de desativá-las, veja se realmente elas não fazem sentido para o seu uso no dia a dia. 

1. Copilot

(Imagem: gguy / Shutterstock.com)

Se o seu PC for equipado com o Windows 11, com certeza ele tem o Copilot, o conjunto de recursos de inteligência artificial da Microsoft. Caso você não o utilize, vale a pena desabilitá-lo, pois assim serão liberados recursos em seu computador. Isso porque o app faz uso de memória RAM e poder de processamento que poderiam estar sendo utilizados em outra tarefa. 

Você pode desinstalá-lo por meio das Configurações > Aplicativos > Copilot > clicar nos três pontos ao lado do Copilot e, por último, clicar em “Desinstalar”. Caso queira instalá-lo novamente em algum momento, basta acessar a Windows Store.

Vale destacar que o Copilot também pode ser desativado por meio do Gerenciador de Tarefas de seu PC.

Leia mais:

PC lento? Confira 5 dicas para otimizar o desempenho do seu Windows 10

10 formas de aumentar a produtividade do home office no PC Windows

Como otimizar o Windows 11 para games

2. SysMain

8 recursos do Windows 11 que nunca deveriam ter sido adicionados. (Imagem: Windows/Unsplash)

O SysMain é um recurso que funciona em segundo plano fazendo a previsão dos aplicativos que provavelmente você usará. Ele faz isso por meio de análise do seu histórico de uso. Além disso, ele os pré-carrega na RAM em seu PC, melhorando o desempenho dele. Porém, ele também utiliza bastante a sua CPU, além de realizar gravações e leituras desnecessárias no disco, o que pode comprometer o desempenho da máquina. 

Sendo assim, caso você tenha um SSD rápido, o uso do SysMain não é tão necessário. Então, você pode desativá-lo abrindo o aplicativo Serviços e o localizando na lista de serviços em execução. Ao achá-lo, clique com o botão direito do mouse sobre ele, selecione “Prioridades” e pare-o. Defina o tipo de inicialização como “Desativado”.

3. Otimização de Entrega do Windows Update

(Imagem: willi Lumintang / Shutterstock.com)

Se o seu PC Windows tem esse serviço de compartilhamento de artigos do Windows Update com outros computadores em sua rede ou via internet, é interessante desativá-lo. De acordo com a Microsoft, ele serve para permitir o download de atualizações do sistema operacional, da Microsoft Store e outros produtos da empresa de uma maneira mais rápida e confiável. 

Entretanto, caso não queira usá-lo, basta acessar as Configurações > Windows Update > Opções Avançadas > Otimização de Entrega e desativá-lo. Se não quiser desativar o recurso, é possível configurá-lo somente para a sua rede local e estabelecer um limite de largura de banda para que ele utilize. 

4. Pesquisa do Windows 

Imagem: willi Lumintang/Shutterstock

Se você não faz uso da Pesquisa do Windows ou Windows Search, é interessante desativar esse recurso também. Assim, fica liberado mais memória RAM e também recursos adicionais de CPU.

Para desativar a Pesquisa do Windows, aperte as teclas Windows + R. Assim, será aberto o menu Executar. Nele, você deve digitar services.msc para abrir o aplicativo Serviços. Então, deslize a tela para baixo até achar a Pesquisa do Windows. Ao encontrá-la, clique com o botão direito e selecione “Propriedades”. É possível colocar o tipo de inicialização como Desativado ou Manual, caso queira que ela seja ativada somente quando for necessário. 

Entretanto, se o seu desejo for retirar o recurso, selecione “Parar em Status do Serviço” e, na guia Recuperação, clique em “Não tomar nenhuma ação se falhar”. 

5. Serviço de Área de Trabalho Remota

Tela do Windows 11 (Imagem: charnsitr/Shutterstock)

Caso você não acesse o seu PC de forma remota, esse serviço é desnecessário. Por isso, desative-o para liberar recursos no sistema. Outro ponto importante é que a Área de Trabalho Remota pode oferecer risco à segurança do seu computador se ele for infectado por malware ou vírus, já que possibilita a utilização dele por pessoas mal-intencionadas. 

Desativar a Área de Trabalho Remota é bem fácil: acesse o aplicativo “Serviços”, encontre os “Serviços de Área de Trabalho Remota”, clique com o botão direito do mouse, selecione “Propriedades”, vá em “Interromper o serviço” e desative-o. Caso precise ativá-lo novamente em algum momento, é só o reabilitar pelo fazendo o mesmo caminho.

O post 5 recursos do Windows para desativar e aprimorar o PC apareceu primeiro em Olhar Digital.